Promoção da saúde do homem é foco de palestras voltadas a servidores da Saúde da Prefeitura de Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Promoção da saúde do homem é foco de palestras voltadas a servidores da Saúde da Prefeitura de Manaus

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa
As ações da campanha Novembro Azul, promovidas pela Prefeitura de Manaus, também estão alcançando os próprios servidores da rede municipal de saúde, com intuito de estimulá-los a buscar serviços de prevenção com mais frequência. Nesta sexta-feira, 11/11, os trabalhadores da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram de palestras referentes à saúde do homem, no auditório Dr. Deodato Miranda Leão, na sede da secretaria, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

A chefe da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, assistente social Dora Lúcia Guedes Cardoso, ressaltou que a ação foi organizada em meio às estratégias de valorização do servidor, e pensando neles também como cidadãos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente percebe que os servidores da Semsa trabalham muito em prol da comunidade e muitas vezes esquecem de si mesmos. A Divisão de Qualidade de Vida surgiu justamente para dar essa atenção às nossas equipes, assim como fizemos no ‘Outubro Rosa’ e outras campanhas, incentivando os nossos servidores a aprenderem mais ainda sobre sua saúde e os cuidados necessários”, disse.

A abertura da programação contou com uma atividade física laboral em grupo, seguida de falas do subsecretário municipal de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, e do subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho. As palestras abordaram temas como endocrinologia, prevenção à hipertensão e diabetes e promoção da saúde bucal.

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Meirivaldo Maia, destacou que o acompanhamento contínuo nas unidades de saúde auxilia na prevenção de doenças e no diagnóstico precoce. Porém, ainda é muito pequeno o número de homens que buscam os serviços regularmente, hábito mais comum entre as mulheres.

“Neste ano, nós estamos reforçando as ações da campanha, principalmente aos sábados, como horário alternativo para os homens. Já fizemos na zona Leste, amanhã teremos na zona Norte, e nos próximos sábados as demais zonas serão atendidas. O objetivo é captar o homem precocemente, para que ele entre na rede de saúde pela atenção primária, e não urgência e emergência, não só em novembro, mas o ano inteiro”, contou.

Na última quinta-feira, 10/11, servidores do Complexo de Saúde Oeste também foram beneficiados com atividades educativas sobre a promoção da saúde do homem. Ao longo do mês, todas as UBSs da capital estão intensificando a oferta de serviços aos homens, e promovendo ações educativas sobre o tema. Aos sábados, as ações são intensificadas em diferentes Distritos de Saúde da cidade.

Nenhum comentário