Últimas do Mix

Prefeito David Almeida entrega unidade de saúde reformada e ampliada na zona rural de Manaus

Fotos – Ruan Souza/Semcom
O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na manhã desta segunda-feira, 19/12, as novas instalações da Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Pau-Rosa, no quilômetro 21 da BR-174, que integra a rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Com a nova entrega, chega a 50 o número de revitalizações, reformas e ampliações concluídas nos últimos dois anos pela Prefeitura de Manaus.

As obras foram iniciadas e concluídas em quatro meses e custaram aproximadamente R$ 590 mil, entre recursos do Tesouro municipal e oriundos de emenda parlamentar. Segundo o prefeito, as novas instalações fazem parte da série de melhorias que serão realizadas na comunidade.

“A partir de uma emenda do senador Plínio Valério, foi possível a prefeitura realizar a reforma e ampliação dessa unidade. Aqui, nós temos equipes completas e isso vai dar oportunidade de prestarmos uma melhor atenção à saúde dos moradores da zona rural da cidade de Manaus. Temos a novidade também que, muito em breve, por meio do governo do Estado, será dada a ordem de serviço para a recuperação dos ramais do Pau-Rosa e da Cooperativa, além de mais uma unidade básica, assim, nós melhoramos a atenção básica da cidade na área rural”, frisou Almeida.

A unidade, que é referência para 3,4 mil moradores das comunidades Pau-Rosa, Cooperativa e São Sebastião, localizadas nos 45 quilômetros de extensão de ramal do Pau-Rosa, foi reformada e ampliada e agora conta com 243 metros quadrados de área construída, quase o dobro do tamanho anterior, onde foram criados novos ambientes e instalados novos equipamentos para garantir, com mais segurança e qualidade, a realização das ações de Atenção Primária em Saúde (APS).

“Ampliamos farmácia, laboratório, consultório odontológico, onde temos duas equipes de Saúde da Família e uma de Saúde Bucal, prontas para atender os quase 4 mil moradores que moram nessa extensão. Estamos felizes por esse fortalecimento na Saúde Básica na comunidade”, pontuou a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Na nova estrutura serão oferecidas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além da coleta de exames laboratoriais, curativos, aferição de pressão, testes de glicemia, coleta e análise de exame para diagnóstico de malária e outros procedimentos de promoção da saúde voltados para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Para a execução desses serviços, a unidade conta com duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), por meio das quais as 659 famílias da região podem ser acompanhadas com visitas e procedimentos domiciliares. Além disso, dispõe de duas equipes de Saúde Bucal e uma de Atenção Primária em Saúde.

A USFR Pau-Rosa é um dos oito estabelecimentos de saúde na zona rural terrestre que operam diretamente com todos os sistemas informatizados da APS, graças ao programa municipal, que viabilizou a conexão de internet nas localidades de mais difícil acesso. Com isso, a unidade pode inserir dados diretamente nos sistemas locais e nacionais, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que integra a e-SUS APS, e serve de base para o controle e monitoramento da saúde pública.

Nenhum comentário