Adolescente morre após borrifar desodorante no quarto - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Adolescente morre após borrifar desodorante no quarto

 

Imagem ilustrativa - Shutterstock

Os pais de uma menina que morreu após inalar desodorante em aerossol estão pedindo uma rotulagem mais clara para alertar as pessoas sobre os potenciais perigos.

Giorgia Green tinha 14 anos, vivia em Derby, Inglaterra, e teve uma parada cardíaca após borrifar o desodorante em seu quarto em 2022.

Desde então, seus pais ficaram sabendo de outros jovens que morreram acidentalmente após inalar desodorante.

A Associação Britânica de Fabricantes de Aerossóis (Bama, na sigla em inglês) defende que os desodorantes têm "advertências muito claras".

No Reino Unido, os desodorantes em aerossol devem trazer impresso na embalagem o aviso "manter fora do alcance das crianças".

No Brasil, uma lei de 1976 proibiu que produtos destinados ao uso infantil sejam vendidos sob apresentação de aerossol. Em 2022, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a especificar advertências que rótulos de aerossóis devem trazer, incluindo "evitar a inalação direta deste produto", "manter fora do alcance de crianças" e "proteger os olhos durante a aplicação".

Os pais de Giorgia dizem que, no Reino Unido, o aviso vem atualmente em letras muito pequenas e que muitos pais devem comprar desodorantes para os filhos sem perceber o alerta.

"As pessoas não sabem o quão perigoso pode ser o conteúdo dessas latas", diz o pai de Giorgia, Paul. "Gostaria que ninguém mais no país — ou no mundo — passe pelo que passamos."

"Não queremos que a morte de nossa filha seja em vão."

Eles defendem que os desodorantes venham com um aviso dizendo que o produto "pode matar instantaneamente" e dizem que a filha não fazia uso abusivo do item.

Paul Green e a filha sorrindo para foto dentro de uma gruta

Arquivo pessoal
Paul Green diz que o cheiro de desodorante dava à filha 'uma sensação de conforto'

Giorgia era autista e seu pai diz que ela gostava de borrifar desodorante nos cobertores porque achava o cheiro reconfortante.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário