Amom faz balanço de ações na CMM duas semanas antes de posse em Brasília - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Amom faz balanço de ações na CMM duas semanas antes de posse em Brasília

Foto: Diego Caja – Dircom/CMM
Entrevista concedida na Rádio Câmara tratou sobre os principais projetos do parlamentar

O vereador de Manaus e deputado federal eleito, Amom Mandel (Cidadania), fez um balanço sobre as ações no parlamento municipal e adiantou as principais pautas que conduzirão o trabalho na Câmara dos Deputados, em Brasília, duas semanas antes de ser empossado.

A entrevista foi concedida para o podcast da rádio Câmara e pode ser acessada pelo YouTube da Câmara Municipal de Manaus. Amom foi eleito para o cargo de vereador, em 2020, com mais de 7,5 mil votos. No ano passado, em votação histórica, Mandel recebeu mais de 288 mil votos para o cargo de deputado federal.

De acordo com o parlamentar, o 1ª mais votado proporcionalmente do País para deputado federal, o momento político é de transição de vereador para a nova função, porém é mantida a abordagem de pautas a nível municipal.

“Venho agora de um mandato de dois anos muito intenso com embates tanto dentro da própria Câmara Municipal quanto com o Poder Executivo, e pretendo levar isso como herança desse mandato para a Câmara dos Deputados”, destacou Amom Mandel.

Sobre os projetos para a capital, ele destaca ações que tiveram repercussão e impacto direto na vida da população, como por exemplo a criação da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Autoimunes e Raras e o uso dos recursos advindos de multas de trânsito.

Amom também citou pautas que vão de encontro ao Poder Executivo, tais como os critérios para melhor transparência no portal da prefeitura de Manaus e o limite de honrarias dentro da CMM. O parlamentar ainda falou sobre a importância das fiscalizações no seu mandato, tais como ações relacionadas ao transporte coletivo, merenda escolar, distribuição de apartamentos populares, entre outros.

“Essas fiscalizações tiveram um início mas até então não tiveram um final, e se depender de mim elas nunca irão terminar, porque nós temos que fiscalizar constantemente. Vou levar essas pautas para a Câmara dos Deputados, para dar seguimento a toda essa questão que a gente começou a observar aqui na Câmara Municipal de Manaus e encaminhar a nível nacional para todas as autoridades competentes tomarem providências”.

Câmara dos Deputados – Durante a entrevista para o podcast, Amom falou sobre uma reunião da bancada do Amazonas com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), acerca da defesa da Zona Franca de Manaus e sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

“Nós apontamos uma série de pautas que, se priorizadas na inclusão da pauta da Ordem do Dia da Câmara dos Deputados, poderiam ajudar o Amazonas a ganhar uma independência em relação a nossa matriz econômica e ajudar a preservá-la nos moldes atuais”.

Para o debate a nível nacional, Amom destacou que prepara um projeto de lei que dá fim a obrigatoriedade do serviço militar, medida que ganhou grande repercussão nos últimos dias. O parlamentar acrescentou que as fiscalizações e pautas sobre desenvolvimento econômico terão prioridade no seu mandato em um primeiro momento.

“O que eu falo sobre isso é que há uma falsa dicotomia entre a preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico, acho que as duas coisas não caminham em lados opostos e quero provar isso para as pessoas. Vamos focar também nas ações de fiscalização com destaque a nível nacional com pautas que podem ser retomadas no Congresso Nacional como o caso da derrubada da obrigatoriedade do alistamento militar aos 18 anos”.

Nenhum comentário