Pesquisa revela que 49% das pessoas querem mudar de emprego em 2023; Saiba se essa é uma boa hora - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Pesquisa revela que 49% das pessoas querem mudar de emprego em 2023; Saiba se essa é uma boa hora

Foto: Reprodução/Isock/Ilustrtaiva
Pesquisa da consultoria Robert Half revela que 49% desejam buscar outro trabalho em 2023, sendo que 39% deles gostariam de trocar de área de atuação, segmento ou profissão. Mas será que esse é o melhor momento para fazer essa mudança drástica? De acordo com a especialista em estratégia de carreira, Ghiysa Benchimol, antes de tomar uma decisão, é importante refletir sobre essa mudança. Algumas coisas precisam ser feitas, como pensar nas possíveis dificuldades desse processo e considerar os períodos favoráveis para a recolocação.

"A decisão de trocar de emprego nem sempre é simples, mas é preciso ter coragem para tomar essa decisão. O momento certo é escolhido após fazermos as avaliações dos prós e contras. Fatores como a busca por melhores salários, conciliar vida pessoal e profissional influenciam diretamente para mudar de carreira. Esse momento pode ser estressante já que novos caminhos profissionais trazem questões que não sabemos como lidar. No entanto, mudar de carreira, seja por vontade própria ou necessidade, pode trazer muita alegria e esperança", destaca a especialista.

A entrevista foi feita com 1.161 pessoas em todo o Brasil. A maioria (71% dos entrevistados) está em busca de salário mais alto e 51% querem mais qualidade de vida. 47% querem migrar de trabalho para uma realização pessoal e 38% querem aprender algo novo.

Ghiysa Benchimol destaca quatro perguntas que você deve fazer para tomar a decisão se deve ou não mudar de emprego em 2023.

"A primeira pergunta que a pessoa deve fazer é se há perspectiva de crescimento na carreira no novo emprego. Às vezes você migra para um cargo inferior ao que atua porque vê a possibilidade de ser promovido dentro da corporação. Além disso, a pessoa deve se perguntar se a nova oportunidade traz novos aprendizados ou será apenas uma estagnação. Isso é importante porque nem só o salário é suficiente a longo prazo. Mesmo que ele seja importante, não deve ser o único quesito para determinar se você vai trocar ou não de emprego. Pergunte-se também se o nível de desafio dentro da nova empresa está alinhado com as suas expectativas. E, por último, o ambiente de trabalho será agradável? Trabalhar em um campo hostil traz desânimo ao longo dos meses.

Após essa avaliação é hora de tomar a decisão: se a maioria das respostas for positiva, significa que mudar de emprego pode ser uma boa ideia. Ghyisa Benchimol destaca ainda que é possível trocar de emprego em qualquer época do ano. Porém, o período mais propício vai depender de cada setor.

"No começo do ano as oportunidades do setor empresarial são mais atrativas. Já no comércio ou setor de serviços a disponibilidade de vagas é maior nos meses de outubro, novembro e dezembro devido às festas de fim de ano".

Mantenha seu perfil no Linkedin atualizado, se jogue em experiências voluntárias e acadêmicas para aprender mais e conhecer pessoas da sua área de atuação e conheça o seu mercado para encontrar o melhor lugar para você.

*BS2 comunicação

Nenhum comentário