Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus ordena e regulariza comerciantes de café da manhã regional

 

Imagem: divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), trabalha com o intuito de organizar e regulamentar o comércio informal de venda de cafés da manhã regional como tradição na culinária amazonense, para permissionários de bancas e boxes que nunca tiveram apoio do poder público. 

Na manhã desta terça-feira, 24/1, as equipes de fiscalização da Semacc realizaram o cadastro dos permissionários no complexo esportivo Casinha Branca, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. 

Cerca de seis permissionários estão sendo cadastrados e com isso vão poder trabalhar de maneira organizada, formal e regulamentada. A ação tem o intuito de apoiar os empreendedores aptos a investir e melhorar as condições de trabalho, levando sustento de forma digna para sua família.

De acordo com Roberto Bezerra, diretor do Departamento de Comércio Informal (Decin), a determinação do prefeito David Almeida é que haja o maior número de ordenação das bancas espalhadas na capital. E especificamente os cafés da manhã regionais são os vendedores alvo do momento.

“O intuito das equipes do Decin, no momento, é focar nos cadastros e regularizações das bancas de café da manhã informais, que na grande maioria das vezes nunca tiveram a oportunidade de cadastro e regulamentações. É uma oportunidade de padronizarmos, treinarmos e reciclarmos essas pessoas que precisam de orientações e incentivos”, conclui Bezerra.

Na zona Norte, as equipes legalizaram, na rua Professor Félix Valois, Cidade Nova, a banca de café da manhã da Arianne Forte da Silva, que estava trabalhando há sete anos informalmente. Agora, a comerciante vive outra realidade, após a Semacc documentar e liberar a carteirinha de permissionária.

“Estou muito feliz, porque algumas vezes tinha muito medo de me tirarem daqui. Eu vivo desse café e meus clientes gostam, e já estão acostumados. Agora posso dizer que estou muito tranquila. Vou poder investir na minha banca regulamentada, vou poder sonhar em fazer um empréstimo, comprar tudo que preciso e investir de forma correta no café de onde tiro o meu sustento. Agradeço ao prefeito David Almeida, ao secretário Wanderson Costa, que de forma muita humana estão nos dando esta oportunidade”, concluiu a permissionária.

Nenhum comentário