Biden anuncia novas entregas de armas à Ucrânia em visita-surpresa a Kiev - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Biden anuncia novas entregas de armas à Ucrânia em visita-surpresa a Kiev

EVAN VUCCI / POOL / AFP - 20/02/2023
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou seu apoio "inabalável" à Ucrânia durante uma visita-surpresa a Kiev nesta segunda-feira (20), durante a qual prometeu nova entrega de armas aos ucranianos, poucos dias antes do primeiro aniversário da invasão russa.

O líder americano chegou à capital ucraniana com o maior sigilo: a Casa Branca não revelou por qual meio ele se deslocou até lá, embora todos os líderes ocidentais o façam de trem pela Polônia. No entanto, segundo Washington, a Rússia foi avisada da visita de Biden várias horas antes.

Em entrevista coletiva com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, Biden disse que entregará 500 milhões de dólares em ajuda suplementar e que os detalhes serão anunciados nos próximos dias.

"Acho que é fundamental que não haja dúvida sobre o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia", enfatizou Biden.

Kiev precisa urgentemente de munições de longo alcance para sua artilharia e tanques para enfrentar uma nova ofensiva russa, bem como para reconquistar os territórios ocupados por Moscou no leste e sul do país.

Os novos carregamentos de armas prometidos por Biden são "um sinal inequívoco" de que a Rússia "não tem chances", disse Zelenski.

Zelenski agradeceu pela esperada entrega dos tanques americanos Abrams, anunciada há algumas semanas, após longas discussões, e insistiu na necessidade de obter munição com alcance superior a 100 quilômetros. Washington prometeu enviar, mas a quantidade e o cronograma de entrega ainda são incertos.

'Mais que heroico'

O presidente da Ucrânia disse nas redes sociais que a visita de seu homólogo americano foi "um sinal extremamente importante de apoio a todos os ucranianos".

"Esta conversa (com Biden) nos aproxima da vitória", disse Zelenski.

Sirenes antiaéreas soaram em Kiev durante a visita de Biden, segundo jornalistas da AFP.

Essa viagem ocorre depois da visita de vários líderes europeus à capital ucraniana e à de Zelenski a Washington, em dezembro.

Os dois líderes depositaram uma coroa de flores no Muro da Memória pelos heróis caídos na guerra russo-ucraniana, nesta segunda-feira, com um hino militar ao fundo e na presença de oficiais ucranianos uniformizados.

Nenhum comentário