Escola de Contas Públicas do TCE-AM bate recorde ao realizar 5.522 certificações em 2022 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Escola de Contas Públicas do TCE-AM bate recorde ao realizar 5.522 certificações em 2022

Foto: Divulgação
A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) bateu o recorde de certificações, em 2022, ao conferir 5.522 certificados de conclusão de cursos e/ou capacitações, realizados de forma presencial e à distancia.

O número marca o sucesso nas ações promovidas pela ECP ao longo de 2022 e a avaliação positiva da sociedade dos programas e novos projetos criados.

“Trabalhamos para o fortalecimento das ações da Escola de Contas difundindo, ainda mais, seu papel pedagógico junto ao TCE-AM. Nossa missão é, antes de penalizar os jurisdicionados, capacitar a sociedade e os próprios gestores e demais servidores públicos para, juntos, zelarmos pelo bom uso dos recursos públicos”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, ao destacar o empenho do conselheiro Mario de Mello, à frente da Escola de Contas.

Em 2022, o ano letivo da ECP também foi marcado pela criação de novos programas e projetos, além da continuidade daqueles já desenvolvidos em anos anteriores, dentre eles está o Programa de Capacitação de Servidores (PCS); o Programa Continuado de Desenvolvimento de Líderes (PCDL); o Programa de Capacitação de Jurisdicionados do Estado do Amazonas (PCJAM); a Formação de Agentes de Controle Social (Profac) e o Projeto Consciência Cidadã.

“A ECP ampliou o alcance e diversificou as temáticas abordadas em seus trabalhos, com a implementação de 110 atividades pedagógicas, entre cursos, workshops e palestras de excelência por meio de instrutores e profissionais experientes e qualificados. Ao todo, 5.522 certificações foram emitidas para cursistas”, apontou o conselheiro coordenador da ECP, Mario de Mello.

De acordo com o relatório das atividades da ECP, aprovado pelo Pleno da Corte de Contas na última terça-feira (31), foram realizadas mais de  9 mil inscrições, com uma carga total de mais de mil horas de atividades pedagógicas.

No interior, 14 municípios foram alcançados e mais de 700 participantes certificados.

Projetos inéditos

A ECP firmou parcerias importantes para a realização do Projeto com as Instituições de Ensino Superior (PROIES), com o objetivo de contribuir com conhecimentos significativos e relevantes que agreguem na formação dos acadêmicos dos cursos de graduação das Instituições Superiores do Amazonas, enriquecendo e potencializando as atividades complementares exigidas pelo Ministério da Educação.

Mais de 100 estudantes de diversos cursos participaram de visitas técnicas às dependências da Corte.

Outra iniciativa inédita foi a criação do projeto de Pós-Graduação, autorizado Conselho Estadual de Educação do Amazonas, que concede, em nível de especialização, MBA em Relações Institucionais Governamentais e Compliance, a ser ofertado pela ECP em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito (FADISP – UNIALFA), com 60 vagas disponibilizadas.

Processo seletivo para estagiários

Em caráter emergencial, a fim de atender às demandas da Corte e devido à grande rotatividade dos estagiários do TCE-AM, o processo de seleção e contratação, foi realizado por meio de avaliação curricular dos candidatos, em especial do histórico escolar e do coeficiente de rendimento acumulado, foram mais de três mil inscrições.

Nenhum comentário