"Grande incentivador do Festival de Parintins": Bumbás relembram legado deixado por Amazonino - Mix de Notícias

Últimas do Mix

"Grande incentivador do Festival de Parintins": Bumbás relembram legado deixado por Amazonino

Os bumbás Garantido e Caprichoso publicaram notas de pesar a respeito da morte do ex-governador Amazonino Mendes, ocorrido na manhã deste domingo (12) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Torcedor rubro, Amazonino era uma pessoa bem querida na baixa do São José, em Parintins, participando, seja como político atuante ou não, do festival folclórico.

Foi na gestão dele como governador, que em 1988, um ano após visitar Paritins e conhecer de perto o festival, foi inaugurado o Bumbódromo  de Parintins para as apresentações dos bumbás, hoje conhecido como Centro Cultural de Parintins. 

Garantido

O Boi-Bumbá Garantido decretou luto oficial de três dias. O boi encarnado relembro grandes feitos do ex-governador em prol da cultura do estado, em especial à Ilha Tupinambarana.

Leia a nota na íntregra:

A Diretoria do Boi Garantido decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-governador Amazonino Mendes. Grande incentivador do Festival de Parintins, construiu o Bumbodromo e investiu sempre no crescimento e na divulgação da cultura amazonense. Torcedor declarado do Boi do Povão ele deixa um legado para a história do nosso Estado.

Caprichoso

O boi Caprichoso também se manifestou nas redes sociais, e de forma poética presto homenagem a Amazonino Mendes, classificando o ex-governador como o "grande canoeiro". A diretoria do boi decretou luto oficial de três dias.

Leia a nota na íntegra:

A saga de um grande canoeiro chega ao fim. Um canoeiro que esteve nos braços dos rios de vários lugares do nosso Amazonas. O velho canoeiro que prestava homenagem ao seu estado no nome.

O silêncio da mata, o som sereno da nossa marujada, as vozes caladas da nossa torcida, neste momento, prestam homenagens ao grande Tuxaua do povo do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, 83, que dirigiu o estado como governador, foi prefeito de Manaus e senador da república.

O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e o vice Karu Carvalho decretam luto de três dias em homenagem ao eterno governador do Amazonas. Um homem com uma grandiosa contribuição para o desenvolvimento de nossa cultura e, de forma especial, do nosso festival folclórico.

Amazonino foi o homem que viu no Festival de Parintins a oportunidade de levar o estado para o mundo. Construiu o bumbódromo e apoiou a transmissão da festa. Parintins, o Festival e o Boi Caprichoso devem muito a este homem que acreditou em nossa cultura, que investiu na educação e que hoje deixa um legado de trabalho, investimento no interior e de amor ao nosso Festival.

O boi Caprichoso é eternamente grato por tudo! Descanse em Paz, Negão!

Prefeitura de Paritins emite nota de pesar

 A Prefeitura de Parintins divulgou nas suas redes sociais que irá decretar luto oficial de três dias ao município.

O prefeito da cidade, Frank Bi Garcia, relembrou as importantes obras realizadas em Paritins na gestão de Amazonino Mendes como governador, destacando a construção do bumbódromo, que serviu como marco divisor para o festival folclórico dos bumbás Garantido e Caprichoso.

Nota de pesar

Parintins se entristece com a notícia do falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes, 83 anos, ocorrido na manhã de hoje, em São Paulo.

Prefeito de Manaus, governador do Estado e senador da República, Amazonino Mendes fez história na política amazonense e na gestão pública. Em nosso município realizou importantes obras estruturais que resultaram em melhorias na qualidade de vida das pessoas. 

O nosso festival folclórico tem dois momentos. Um antes e um depois de Amazonino. Com a construção do Bumbódromo e o patrocínio da Coca-Cola, marcas indeléveis do seu compromisso com a nossa cultura, a brincadeira de Lindolfo Monteverde e Roque Cid cresceu e encantou os olhos do mundo.

Em nome dos parintinenses, transmito os nossos sentimentos aos familiares, parentes e amigos, pedindo a Deus que conforte o coração de todos e que o Negão siga o seu caminho de Luz.

Está decretado três dias de luto oficial no município!Frank Bi GarciaPrefeito de Parintins.

Nenhum comentário