Menina amazonense volta ao Brasil após ser entregue para adoção na Alemanha
![]() |
Foto: Divulgação |
O que aconteceu com a menina?
Conforme informações divulgadas pela justiça estadual, a criança foi deixada na Alemanha no início de 2022 para que ela ficasse um tempo com a madrinha de batismo, mas nesse tempo, a mãe precisou voltar ao Brasil.
"Pouco tempo depois, ela teria tido conhecimento que a filha havia sido entregue ao órgão alemão correspondente ao Conselho Tutelar brasileiro e colocada junto a uma família acolhedora, já em um possível processo de adoção", detalhou a Corregedoria-Geral de Justiça.
Ainda conforme a corregedoria, a mãe tentava trazer a menina para o Brasil há alguns meses e entrou com pedido na Justiça Federal do Amazonas, que determinou o imediato retorno da criança ao seu país de origem.
A entrega da menina às autoridades brasileiras foi feita com a presença da Polícia Federal e de representantes da companhia aérea à servidora Juliana Villarim Coutinho de Almeida, da Cejaia.
Juliana Villarim Coutinho atua na corregedoria por meio de teletrabalho. "Como reside na Paraíba, ela foi ao Estado de Pernambuco para assistir a menina, evitando, assim, custos adicionais ao Tribunal de Justiça do Amazonas com deslocamento de servidores de Manaus até Recife" , informou o TJAM.
O que acontece quando a menina voltar para Manaus?
Assim que chegar em Manaus, a menina e seus familiares deverão ir à Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional no Amazonas, que funciona na sede do Poder Judiciário do Amazonas, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da capital. "Para dar cumprimento às recomendações da Polícia Federal e encaminhar a documentação exigida pelos órgãos envolvidos no caso", destacou o tribunal.
A justiça estadual não informou quem resgatou a menina na Alemanha e a trouxe para o Brasil. O órgão destacou, ainda, que "outras informações não podem ser divulgadas em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo trâmite processual em Segredo de Justiça".
*Com informações do G1
Nenhum comentário