VÍDEO: Vereador é investigado por amarrar e explodir bombinha em pata de cachorro - Mix de Notícias

Últimas do Mix

VÍDEO: Vereador é investigado por amarrar e explodir bombinha em pata de cachorro

Imagem: reprodução

A Polícia Civil de Mato Grosso investiga um vereador, da cidade de Nova Guarita, filmado colocando uma bombinha na pata de um cão. O vídeo do crime teria sido gravado na virada do ano, mas começou a viralizar nas redes sociais nesta semana.

Nas imagens, Cézar Alves (União Brasil) aparece andando em direção ao cachorro. Ele pega a bombinha e amarra na patinha do animal, que se afasta. Poucos segundos depois, é possível ouvir o barulho do artefato estourando (assista abaixo). O estado de saúde do cão não foi divulgado.

Segundo a Polícia Civil, o vereador compareceu à delegacia de Terra Nova do Norte na manhã de ontem (2) para prestar depoimento. Ele confessou ter amarrado a bombinha no animal, mas tentou justificar como uma “brincadeira”. O episódio ocorreu na cidade de Sinop, a 400 km da capital Cuiabá.

Atitude gera indignação

Nas principais redes sociais, internautas condenam a atitude do vereador Cézar Alves. “Cadeia pra ele, deveria perder o mandato e ir pra cadeia e pagar multa”, comentou um usuário no Twitter.

Em nota, o Sintap-MT (Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso) repudiou a atitude do parlamentar, definindo-a como “insana ou covarde”.

“Diante do ato covarde do Parlamentar, que deveria ter atitudes nobres por ser um representante do povo na Câmara de Vereadores da sua cidade e que, por ter essa missão, deveria estar pensando em leis que ajudem na preservação e nos cuidados com os animais, o Sintap/MT vem repudiar veementemente sua ação”, diz o comunicado publicado nas redes sociais.

Câmara de vereadores se manifesta

Em comunicado ao portal NG Notícias, o presidente da Casa legislativa onde atua Cézar Alves repudiou o ato.

“Quero esclarecer que tanto eu, como nenhum vereador ou vereadora desta casa de leis não compactuamos com maus-tratos a animais, no fato mencionado. Informo os munícipes que as autoridades competentes do caso já tomaram as providências iniciais e aguardamos o curso das investigações e conclusões conforme a Lei, para que em paralelo possamos tomar providências cabíeis no âmbito do Poder legislativo Municipal”, afirma Divino Ferreira Gomes.

A União Brasil diz “repudiar veementemente” a conduta do parlamentar. Segundo o partido, as imagens não demonstram o que a sociedade mato-grossense e brasileira almeja de seus representantes. As providências internas serão tomadas (leia adiante na íntegra).

Maus-tratos a animais é crime

Maus-tratos a animais configura crime, sendo que a pena vai desde multa até a prisão em casos extremos. Maltratar animais é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605 prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Caso o animal morra, a pena pode aumentar.

Em setembro de 2020, uma alteração na Lei 9.605/1998 fez com que a prática de abuso, maus-tratos, ferimentos e mutilações a animais domésticos, especificamente cães e gatos, passasse a ter pena de reclusão de 2 a 5 anos, com aumento de pena nos casos de morte do animal.

A norma ficou conhecida por Lei Sansão, em homenagem ao cão pitbull que, cruelmente, teve as patas traseiras decepadas, em julho do mesmo ano, na cidade de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Nota da Polícia Civil na íntegra

“A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Terra Nova do Norte, instaurou um Auto de Investigação Preliminar (AIP) para apurar a ocorrência de maus-tratos contra animais, em que um vereador do município de Nova Guarita aparece colocando bombinha na pata de um cachorro.

O parlamentar foi ouvido na manhã desta quinta-feira (02.02), pelo delegado José Getúlio Daniel, na Delegacia de Terra Nova do Norte. O vídeo foi gravado no dia 31 de dezembro de 2022, na virada do ano, no município de Sinop.

O vereador confessou a autoria dos fatos e disse se tratar de uma brincadeira. O procedimento e oitiva do parlamentar serão encaminhados para a Delegacia de Sinop para continuidade das investigações.”

Nota da União Brasil na íntegra

“O UNIÃO BRASIL do Estado de Mato Grosso, vem, por meio da presente, apresentar seu posicionamento oficial sobre o lamentável episódio onde o Vereador Cezar Alves Ferreira foi filmado cometendo maus tratos a um animal. O Partido repudia veementemente a conduta do citado parlamentar. As imagens são repugnantes e não demonstra o que a sociedade mato-grossense e brasileira almeja de seus representantes.

Qualquer tipo de maus tratos a animais é crime e assim deve ser tratado. O União Brasil espera que o parlamentar seja responsabilizado pelo ato nas esferas penal e legislativa, e já informa que adotará as providências internas para que seja responsabilizado no âmbito partidário, com encaminhamento ao Conselho de Ética do Partido instauração de representação disciplinar que poderá ocasionar até mesmo sua expulsão da legenda”.


Fonte: BHAZ

Nenhum comentário