Março Lilás: toda mulher tem que se cuidar - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Março Lilás: toda mulher tem que se cuidar

Por Prefeitura de Manaus – 10, março, 2023

Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher, uma data que remete à luta, à superação e à valorização das mulheres. É neste mês, por meio da campanha Março Lilás, que se fortalecem ações de saúde com foco neste público e, principalmente, no controle e combate ao câncer do colo do útero, um dos mais incidentes entre mulheres no país.

A mobilização visa levar informações e estimular a população feminina a adotar medidas de prevenção e alertá-la para os principais sinais e sintomas da doença. Nos últimos anos, vem se aproveitando a campanha para fortalecer nas mulheres não apenas o cuidado contra este câncer, mas com a saúde de forma integral.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV) e pode ser evitado caso  lesões pré-cancerígenas sejam identificadas e tratadas antes que a doença se desenvolva. O diagnóstico e tratamento precoce deste tipo de câncer também eleva para até 100% as chances de cura.

Para auxiliar mulheres, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município mantêm em suas rotinas ações estratégicas para a prevenção e combate à doença, o que inclui ampla oferta de exames, abrangendo o preventivo feminino (Papanicolau), preservativos e a vacina contra o vírus HPV, para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Ao longo do mês de março, as UBSs intensificam as ações de educação em saúde.

Mas e você, tem se cuidado?

Se ainda não fez seu preventivo, busque as UBSs do município, inclusive as móveis. Há unidades de saúde que funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, até às 21h, e aos sábados, de 8h às 12h.

Leve RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS) para atendimento e agende a coleta do preventivo. O exame deve ser feito por dois anos seguidos e se o resultado de ambos for normal, deve passar a ser feito de três em três anos.

Fique atenta! Mantenha os cuidados com a saúde em dia e saiba mais em: semsa.manaus.am.gov.br.

Nenhum comentário