População terá nove pontos de vacinação da prefeitura para se vacinar contra a Covid-19 neste sábado, 11/3 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

População terá nove pontos de vacinação da prefeitura para se vacinar contra a Covid-19 neste sábado, 11/3

 

Divulgação

Dando continuidade ao compromisso da Prefeitura de Manaus em aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19, nove unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão à disposição da população no horário das 8h às 12h, ofertando a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta doses, conforme os grupos e idades estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, observa que, desde que foi iniciada, em janeiro de 2021, a campanha de vacinação contra Covid tem sido uma prioridade da Prefeitura de Manaus, que vem colocando em prática uma série de estratégias para estimular a população a se proteger dos sintomas graves da doença infecciosa e a confiar nas  vacinas, que são a barreira mais eficaz para evitar os sintomas graves da doença.

“Os dados demonstram que a mortalidade e o número de internações por Covid-19 no mundo vêm diminuindo a partir do recebimento das vacinas. E isso está sendo possível graças ao compromisso dos governos e da população, que vem tomando as doses de reforço, que são necessárias para manter a barreira contra o vírus. Depois de algum tempo, a imunidade precisa ser reforçada, porque o coronavírus sofre mutação muito rápido. Nossa realidade é essa e precisamos nos comprometer com nossa saúde para mantermos a nossa rotina como está. Vivenciamos agora um cenário controlado e se quisermos mantê-lo, precisamos iniciar o esquema vacinal e tomar as doses de reforço”, complementou.

Os imunobiológicos estão sendo ofertados para a população a partir dos seis meses de idade, em pontos de imunização distribuídos em todas as zonas geográficas da capital. Os endereços e horários de funcionamento podem ser verificados por meio do link bit.ly/localvacinacovid19, no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da secretaria.  

Atraso

Até a manhã desta sexta-feira, 10/3, o Sistema Municipal de Vacinação (SMV) apontava que 592.685 pessoas estão em atraso com a terceira dose. Com relação à quarta dose, o SMV indicava 465.459 pessoas com pendência.

“A Semsa vem se esforçando para facilitar ao máximo o acesso às vacinas e considerando que as pessoas estão sempre ocupadas de segunda a sexta-feira, disponibilizamos as vacinas aos sábados pela manhã, para que todos possam se proteger. Nós apelamos para que as pessoas mantenham seu esquema vacinal atualizado. Do mesmo modo, é importante seguir com as medidas que já incorporamos a nossa rotina, como a lavagem constante das mãos e uso de máscara por idosos e pessoas com imunossupressão e nas unidades de saúde. São pequenos cuidados que, somados à vacinação, evitam que o vírus se espalhe”, assinalou. 

A plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br) reúne informações sobre o número de doses recebidas, permite a expedição do Certificado de Vacinação, apresenta dados sobre a cobertura vacinal e outras informações sobre a Covid-19. Uma ferramenta útil para que o cidadão acompanhe as ações e se informe sobre seu esquema vacinal, clicando no campo “Consultar minhas doses” e digitando o número do CPF e data de nascimento.

Para receber o imunizante, a pessoa deve apresentar o cartão de vacina, documento oficial com foto e o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). No entanto, o extravio do cartão de vacinação, não inviabiliza o recebimento do imunizante. Neste caso, a apresentação da Carteira de Identidade é suficiente para ser vacinado.

As crianças e adolescentes também precisam apresentar documentos para receber as vacinas e estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis, para que as vacinas sejam aplicadas.

Confira os pontos de vacinação contra a Covid-19 deste sábado 11/3:


Zona Norte

– Clínica da família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;

– USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1;

– USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina.


Zona Sul

– USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores.


Zona Leste

– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi;

– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;

– USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves.


Zona Oeste

– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória;

– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1.

Nenhum comentário