Prefeitura promove oficina de empregabilidade para adolescentes em medida socioeducativa - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura promove oficina de empregabilidade para adolescentes em medida socioeducativa

Fotos – Marcely Gomes / Semasc
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Coletivo Jovem Manaus, do Instituto Coca-Cola Brasil, promoveu, nesta sexta-feira, 24/3, a “Oficina de Empregabilidade”, voltada a jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Norte. A ação foi realizada na sede do equipamento, no bairro Cidade Nova 2, com uma turma formada por participantes na faixa etária de 15 a 18 anos de idade. 

“Percebemos um retorno muito positivo dos nossos adolescentes desde a primeira vez que trouxemos a oficina para o equipamento, justamente porque o objetivo aqui é inseri-los dentro do universo da empregabilidade, conversando sobre algumas noções do mercado trabalho e dando apoio na identificação das capacidades de cada um”, explicou a coordenadora do Creas Norte, Karla Bernardes. 

Focada principalmente na produção e organização de currículos, a oficina ainda trabalhou conceitos relacionados a autoconfiança e autoafirmação dos participantes. De acordo com a gerente das Medidas Socioeducativas, Márcia Dib, a iniciativa também é uma forma de desmentir e combater a ideia de uma justiça punitiva, aplicando e promovendo o caráter “restaurador” do sistema. 

“Os jovens em conflito com a lei estão aqui para aprender, para que possamos pensar, em conjunto com eles, um ciclo de vida em que eles possam viver uma mudança de comportamento. O objetivo é trabalhar a valorização da educação, do trabalho e de si mesmos, dando possibilidades e oportunidades”, destacou Dib.

Para a educadora social do Coletivo Jovem e facilitadora da oficina, Lenaia Souza, é primordial que cada vez mais jovens e adolescentes tenham acesso a oficinas, ações e eventos voltados para a inserção no mercado de trabalho e que se proponham a potencializar as habilidades desse público a fim de capacitá-los em um mundo cada vez mais digitalizado. 

“Vivemos uma atualidade de pessoas imersas no mundo digital, mas que muitas vezes se perdem lá dentro e não conseguem fazer o uso das ferramentas disponíveis de forma correta. Precisamos justamente dar esse toque neles para que possam aproveitar seu potencial, uma vez que muitos são jovens altamente talentosos e criativos e que só precisam despertar essas habilidades adormecidas”. 

Um desses jovens é o estudante N. J. R., de 15 anos, que após participar da oficina elogiou bastante a iniciativa. 

“Foi um momento muito bom, principalmente por ter me dado uma luz e servido para abrir um pouco a minha mente na questão da busca de um emprego. Agora é questão de procurar me dedicar mais ao projeto e entender que mais portas estarão abertas a partir de agora”, concluiu. 

Nenhum comentário