Prefeitura recebe equipamentos multimídia do Unicef para fortalecer as ações da atenção básica em saúde - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura recebe equipamentos multimídia do Unicef para fortalecer as ações da atenção básica em saúde

Foto – Henrique Souza / Semsa

A Prefeitura de Manaus recebeu a doação de equipamentos multimídia e oito mil unidades de discos de avaliação nutricional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A entrega foi realizada por meio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), que já desenvolve uma série de trabalhos com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O recebimento dos equipamentos aconteceu na Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), que é vinculada à Semsa, nesta quarta-feira, 28/3. 

O material multimídia será utilizado na qualificação, pesquisa e extensão na área de saúde pública e os discos de avaliação nutricional serão utilizados na rede básica de saúde da capital. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a entrega dos equipamentos fortalece a união entre Semsa e Unicef, que por meio da Adra, vem realizando uma série de ações com o objetivo de aprimorar a oferta de serviços na atenção básica em saúde.

“Recebemos uma sala multimídia, que vai facilitar muito a realização de ações de educação permanente junto aos servidores e também os discos, que irão facilitar a avaliação nutricional na rede de atenção básica. Estamos muito felizes com essa parceria que está cada vez mais forte”, assinala a titular da Semsa.

O fortalecimento da promoção da saúde na atenção primária é apontado pela diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias, como a base do sucesso da parceria entre Semsa e Unicef.

“Os discos vão qualificar ainda mais o trabalho que fazemos nas unidades, porque vão permitir que a avaliação nutricional da população aconteça de uma forma muito mais segura e assertiva, permitindo uma intervenção antes que um problema como obesidade, por exemplo, gere prejuízos à saúde do usuário. Essas parcerias com o terceiro setor possibilita que a Semsa ofereça um serviço cada vez mais qualificado à população”, acentua a diretora.

A chefe do escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja, pontua que um dos pontos fortes da parceria é a sustentabilidade dos projetos, que permite a continuidade das boas iniciativas. “É muito bom poder apoiar boas iniciativas e perceber que a performance das ações de saúde pode melhorar e impactar positivamente a população”.

A diretora da Esap, Karina Cerquinho, explica que a Escola apoia as equipes da Semsa na produção de conferências virtuais, aulas e outras ações de saúde. Karina reforça que as parcerias estabelecidas entre os órgãos públicos e instituições como a Unicef, são uma forma de aprimorar e aumentar o alcance das boas práticas de saúde.

“A sala multimídia, por exemplo, vai permitir que Manaus compartilhe suas boas experiências com os demais municípios do interior e com outros estados brasileiros. A parceria com a Unicef e Adra resulta de um trabalho constante, que só se fortalece com o tempo”, ressalta Karina.

Nenhum comentário