Receita Federal apreende 36 contêineres com mil toneladas de minério suspeito no porto de Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Receita Federal apreende 36 contêineres com mil toneladas de minério suspeito no porto de Manaus

(Foto: Receita/Divulgação)

O Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP), da Receita Federal, identificou carga de minério (titânio) suspeita, proveniente de Rondônia e destinada à Europa. O minério estava em 36 contêineres, pesando 1 tonelada, com valor declarado de R$ 1,5 milhão.

Minério pode ter sido extraído de terra indígena (Foto: Receita Federal/Divulgação)

A suspeita surgiu após exame documental da exportação, que apresentava algumas inconsistências e diversas informações indicaram a necessidade de se realizar a verificação física da carga, que ocorreu entre os dias 17 e 24 de março.

Segundo a Alfândega, a suspeita é que o minério tenha sido extraído de reservas indígenas.

As desconfianças da fiscalização aumentaram com as ações de verificação física, realizadas nos 36 contêineres. Além das questões suspeitas na documentação, o SEREP passou a questionar se o minério declarado era o mesmo que estava nos contêineres, pois na análise preliminar do que foi encontrado é de que seja cassiterita, com o valor aproximado de R$ 65 milhões.

Exame preliminar indica que o minério é cassiterita (Foto: Receita Federal/Divulgação)

“Caso as suspeitas do SEREP se confirmem, estaremos diante dos crimes de exportação irregular e crime ambiental, pois a cassiterita pode ter sido extraída de alguma reserva indígena (Yanomamis). Para comprovar qual o minério que se encontra nos contêineres, a Receita Federal já solicitou a perícia da Polícia Federal e aguarda o resultado para prosseguir com as ações devidas ao caso”, diz a nota divulgada pela Alfândega.

Nenhum comentário