Recital no Museu da Cidade realizado pela Prefeitura de Manaus marca aniversário de Thiago de Mello - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Recital no Museu da Cidade realizado pela Prefeitura de Manaus marca aniversário de Thiago de Mello

Foto – Aguilar Abecassis / Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou uma comemoração, nesta quinta-feira, 30/3, em homenagem ao poeta Thiago de Mello, in memoriam, pelos 97 anos de vida dedicados à poesia e à liberdade, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), no centro histórico. O evento reuniu uma plateia composta por escritores, alunos, amigos, admiradores do poeta e a imprensa.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, fez uma palestra sobre a importância e o valor dos poetas e suas obras ao longo da história da humanidade, e como a arte de relatar com emoção a vida sempre teve um alto valor para a sociedade. “Ao ponto de reis e governos terem seus poetas oficiais”, ressaltou. 

O recital “Vento Geral” teve a participação de um grupo de alunos mestrandos do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que recitaram vários poemas de Thiago de Mello. A programação contou ainda com a palestra proferida pela professora Cássia Nascimento, da Faculdade de Letras da Ufam, que abordou a vida e a obra do poeta.

“Fiz uma apresentação voltada para os alunos do ensino médio que conheciam pouco da vida e obra do nosso grande referencial, poeta Thiago de Mello, por isso esclareci os fundamentos da poesia e poema”, disse Cássia. 

A professora apoiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus em realizar eventos que reverenciem e mantenham viva a memória de artistas e personalidades importantes para a cultura, como o poeta Thiago de Mello.

A filha do poeta, Isabella Thiago de Mello, relatou a vida de seu pai desde o princípio quando decidiu largar uma carreira promissora de médico para se dedicar às letras como jornalista e poeta. “Foi num encontro com o poeta Carlos Drummond de Andrade que meu pai lhe deu um caderno com algumas poesias, que ele recebeu o conselho de não largar a medicina porque os poetas de então tinham uma profissão que lhe desse emprego para poder lhe dar sustento e ser poeta”, contou. 

Foi das publicações de seus poemas, presenteados a Drummond, publicados em vários jornais, que Thiago de Mello passou a trabalhar como jornalista com carteira assinada e iniciou sua longa e prestigiada carreira. A poesia de Thiago de Mello segue viva e inspirando os jovens em nossos dias, com sua mensagem de vida e esperança.

Nenhum comentário