Hoje é Dia: veja datas, fatos e feriados de abril de 2023 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Hoje é Dia: veja datas, fatos e feriados de abril de 2023

 

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Abril é, ao lado de novembro, o mês do ano com maior número de feriados nacionais: são dois no total - Sexta-Feira da Paixão, que neste ano cai no dia 7, e Tiradentes, no dia 21 (veja a lista completa de feriados nacionais). O mês que começa neste sábado (1º) também evoca símbolos nacionais e lembra os primeiros habitantes do país: é em abril que se celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro (13 de abril), Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) e o descobrimento do Brasil (22 de abril). 

Também há datas ligadas ao meio ambiente, como o Dia Nacional da Botânica, o Dia Internacional da Mãe Terra e o Dia Nacional da Caatinga. A saúde tem seis efemérides em abril: Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial da Luta contra o Câncer, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, Dia Internacional da Hemofilia, Dia Mundial da Voz e Dia Mundial da Malária.

E há datas que marcam a conscientização e luta por direitos, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Dia Nacional do Desarmamento Infantil, o Dia da Empregada Doméstica e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Os livros infantis e juvenis (2 de abril, em âmbito internacional, e 18 de abril, nacionalmente), o sistema Braille (8 de abril), o disco (20 de abril), o choro (23 de abril), o design gráfico (27 de abril), a dança (29 de abril) e o jazz (30 de abril) terão dias próprios ao longo das próximas semanas.

Entre as profissões que têm um dia para chamar de seu em abril estão as de jornalista (7 de abril), desenhista (15 de abril), e diplomata (20 de abril).




Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário