Prefeitura de Manaus avança em automação de dados para licenciamento on-line - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus avança em automação de dados para licenciamento on-line

Fotos – João Viana/Semcom
Para futura entrada no sistema Biud, um software de licenciamento urbanístico de forma autônoma, que agiliza o atendimento ao cidadão, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), avança na implantação do novo modelo na fase de treinamento de colaboradores para desenvolvimento do produto final.

No sábado, 1º/4, foi concluído o workshop de lean inception promovido pela autarquia com a startup responsável pelo desenvolvimento do sistema. As atividades foram concentradas em dois dias, sexta (31/3) e sábado, para planejar a fase 2 do Biud, visando o licenciamento urbanístico on-line na prefeitura.

Durante as atividades realizadas no hotel Mercure, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Adrianópolis, diretores, gerentes e colaboradores participaram do treinamento e definição de estratégias, tendo uma visão ampla do projeto, objetivos e colaboração para otimizar o modelo, visando redução de desperdício, agilidade e construção de informações de qualidade técnica.

“Este é o primeiro passo da etapa 2 do Biud. A primeira etapa está praticamente concluída, com testes para que possamos ter as certidões emitidas pelo Implurb, como as de uso e ocupação de solo, de endereço, de informação técnica, emitidas on-line, com automação e uso da inteligência artificial. Será a convergência da plataforma BIM com o Biud. Toda a diretriz do sistema usa basicamente o BIM e a inteligência artificial, com os dados urbanos parametrizados, para as certidões que não envolvam análise de projetos”, explicou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

Avançando no sistema on-line, autodeclatório e de linguagem fácil, o requerente e usuários vão fazer o acesso e declarar os parâmetros. O sistema fará a leitura, comparando com os dados urbanos e do Plano Diretor, e verificar se atende ou não à solicitação. “Será um passo muito grande no licenciamento urbanístico, praticamente zerando a mão humana nas emissões de documentos. Já era tempo de ter o uso das ferramentas de tecnologia, e isso será um legado. A meta do prefeito David Almeida é transformar Manaus em uma cidade global e de atração para novos negócios, e isso passa por uma plataforma digital, alcançando novos patamares, como os que estão sendo produzidos agora”, comentou.

O workshop foi montado para promover o encontro e troca de ideias entre os funcionários públicos e os desenvolvedores, fazendo o ajuste fino e alinhando estratégias técnicas, para que, no final, se tenha um sistema de qualidade, que atenda às necessidades da autarquia e às expectativas da população da cidade.

Para um dos empreendedores da startup Biud, Fábio José de Melo Rafael, o lean inception é o “planejamento do planejamento”, realizando um mergulho nos detalhes da plataforma. “Para que todos os envolvidos no processo, que vão utilizar no dia a dia, tenham conhecimento e treinamento. Posteriormente, antes de colocar o sistema Biud para rodar, será disponibilizado treinamento também para a população, técnicos e profissionais que atuam com o licenciamento”, disse.

Rafael acredita que a plataforma será um “divisor de águas” no licenciamento público, e Manaus vai ser exemplo de como licenciar projetos e obras em uma velocidade grande. “E isso se deve a visão futurística e atualizada dos gestores que estão à frente, como o Carlos Valente, que está promovendo essa grande mudança”, completou.

Agilidade

O Biud trará como destaque a agilidade e facilidade na emissão dos documentos solicitados ao Implurb, de forma automática e on-line, usando inteligência artificial e o BIM para análise dos projetos de engenharia e arquitetura, integrando com os sistemas já existentes.

Com o avanço, os servidores estarão disponíveis para atuar na gestão dos indicadores gerados pelo Biud e potenciais melhorias nos gargalos apresentados pelo sistema, contribuindo para maior integração entre departamentos e atendimento ao cidadão.

“O treinamento tem a vantagem de colocar os servidores envolvidos no licenciamento diariamente, com todos os problemas já conhecidos, suas experiências, e trabalhar com os desenvolvedores do sistema.

Nosso desafio é construir uma ferramenta para atender de forma moderna, com leitura do contexto urbano da cidade, do Plano Diretor, da mobilidade, trânsito e as preocupações urbanas, para que funcione em conjunto e de forma ágil”, afirmou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Esse desenho e desenvolvimento com os técnicos, para Andrade, é importante para perceber a realidade de quem opera no planejamento e, em conjunto, possa ter um sistema que será usado pelos requerentes com sucesso para suas licenças, certidões e aprovações urbanas, de forma on-line e inovadora.

Software

O uso adequado e otimizado da plataforma BIM, do Biud e da inteligência artificial apresentam alternativas para análise de projetos de forma automatizada, autodeclatória, reduzindo tempo e desburocratizando os serviços públicos.

Nenhum comentário