Procon alerta consumidores para golpe do cartão trocado no AM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Procon alerta consumidores para golpe do cartão trocado no AM

 

Divulgação

Os consumidores devem ficar fiquem atentos quando forem utilizar cartões de crédito ou débito para não caírem no chamado golpe do cartão trocado no Amazonas.

De acordo com denúncias dos consumidores registradas no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), o relato é de que no ato da compra de um produto, na hora do pagamento, o consumidor foi informado que a operação não havia sido concluída em função de a senha supostamente não ter sido aceita. Digitou novamente e recebeu a mesma resposta. Como uma possível solução, o golpista substituiu a maquineta e, nesse momento, trocou também o cartão, ficou com o cartão do consumidor, o que somente foi percebido no dia seguinte, assim como o prejuízo em sua contracorrente.

“A utilização de cartões de crédito ou débito para o pagamento de compras, contas e serviços, entre outros, é um caminho sem volta e faz parte da vida cotidiana dos consumidores. Assim como traz facilidades, exige que se tenha alguns cuidados. A prevenção é a melhor conduta nesses casos”, destaca Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.

O  órgão orienta aos consumidores amazonenses a importância do cuidado e atenção que o consumidor deve ter na hora de efetuar pagamento com cartão, o ideal é não entregar o cartão na hora do pagamento. Ele deve inseri-lo na máquina e retirá-lo, sem dar brecha para a substituição. É imprescindível, também, conferir no visor o valor a ser pago, exigir o comprovante emitido pela máquina de cartão e também a nota fiscal. São a garantia para posteriores reclamações não apenas em casos de golpes, mas também em relação a produtos adquiridos.

As vítimas do golpe devem procurar a Delegacia de Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência (BO) relatando todo o ocorrido. Isso poderá ajudar a justiça a identificar os criminosos e evitar que outras pessoas caiam nesse tipo de golpe. Com os documentos em mãos e o Boletim de Ocorrência, o consumidor pode ir à sede do Procon-AM ou realizar a denúncia ao Ministério Público.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, na Avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.




Fonte: D24am

Nenhum comentário