Vídeo mostra momento em que policiais tentam roubar ouro e minério em Manaus; veja
![]() |
Foto: Divulgação/PC-AM |
Os suspeitos estão sendo apontados como integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de ouro e cassiterita, minério de grande aproveitamento na indústria, que seriam o foco deles no dia do ocorrido.
Um Inquérito Policial foi instaurado em janeiro deste ano, e junto com as imagens, é possível ver que os suspeitos abordaram um motorista de caminhão no momento em que deixava o veículo na transportadora onde trabalha, no bairro Mauazinho, zona Leste da cidade.
A vítima teria sido ameaçada e agredida, e posteriormente, obrigada a pegar o caminhão novamente e seguir até um ramal, localizado no Distrito Industrial 2, escoltado pelos três criminosos, que estavam em duas picapes da SSP.
Ao chegarem ao local, os agentes abriram o baú do caminhão na intenção de pegar os minérios, mas encontraram apenas triciclos. Irritados, os suspeitos teriam danificado os painéis de três veículos da carga e roubaram cerca de R$ 400 da carteira do trabalhador.
Investigações
A vítima registrou um Boletim de Ocorrência (BO), e o delegado do 29º Distrito Integrado de Polícia (DIP), André Almeida, pediu ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), à SSP-AM e à Secretaria de Administração do Estado (Sead) informações sobre os veículos usados no roubo.
O Detran-AM informou ao delegado que os carros estavam sob responsabilidade da SSP-AM, tratando-se de veículos de segurança pública. Já a SSP-AM forneceu à polícia a cronologia dos termos de entrega e utilização das picapes. A partir dessas informações, a equipe de investigação chegou aos suspeitos.
Os carros estavam disponibilizados para equipes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e da Gerência de Transportes da SSP-AM.
Baseado nisso, o delegado pediu a prisão dos três suspeitos e buscas e apreensões na casa deles. O Ministério Público foi ouvido e deu parecer favorável ao pedido.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o Governo não compactua com quaisquer práticas ilegais promovidas por servidores públicos, e confia na competência das autoridades policiais que investigam o caso.
Nenhum comentário