Ariranha é encontrada morta após virar atração no Amazonas - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Ariranha é encontrada morta após virar atração no Amazonas

Após virar atração junto com parceiro em cidade no Amazonas, ariranha é encontrada morta. Foto: Reprodução
Após virar atração em Uarini, no interior do Amazonas, uma ariranha foi encontrada morta, na quarta-feira (10). De acordo com a prefeitura do município, outro animal da mesma espécie acompanhava a ariranha. Com a morte, agora o bicho está vagando pela orla da cidade em busca da parceira.

Autoridades investigam se a ariranha foi morta.

Após a morte do animal, a Prefeitura de Uarini divulgou um nota de repúdio. O município informou que as duas ariranhas viraram atração turística no município há aproximadamente um ano. Os animais faziam parte do dia a dia dos moradores e ficavam na orla da cidade, convivendo com quem passava pelo local.

"A vida de uma das nossas atrações ecológicas foi covardemente tirada. [...] traziam alegria às famílias de Uarini, quando as mesmas docilmente subiam para dar suas boas-vindas na orla do nosso município", disse a nota.

Com a morte do parceiro, o outro animal ficou vagando pela cidade em busca do parceiro. "Hoje, a que conseguiu sobreviver ao ato covarde e impiedoso, está inconsolavelmente a procura do seu parceiro, nadando de um lado para o outro no lago de Uarini", destaca o texto.

O caso ganhou repercussão na cidade e revoltou os moradores que estão em busca de quem poderia estar envolvido na morte da outra ariranha.

A Prefeitura de Uarini afirmou que pediu ao Ibama e ao Ministério Público que apurem a morte da ariranha. O secretário de meio ambiente de Uarini, Waldir Pereira, informou que o município também registrou o caso na Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para investigar a morte do animal.

"Tristeza, é o sentimento que todos nós temos, uma profunda indignação e que o ato criminoso cometido contra o animal silvestre seja punido conforme os rigores da lei", diz a nota da prefeitura.
Comportamento causa estranhamento
As ariranhas são consideradas lontras-gigantes e habitam ambientes de água doce, como rios, lagos e suas margens.

O comportamento de proximidade das ariranhas com os moradores da cidade de Uarini causou estranhamento no veterinário Anselmo D'Affonseca, que atua no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com o especialista, os animais não gostam de conviver com humanos e podem ser perigosos.

"As ariranhas geralmente não se aproximam do ser humano, a não ser que sejam bichos que por acaso estejam sendo alimentados. É um animal que tem uma mordida poderosa que pode fazer um ferimento relativamente grave", disse o veterinário.



*G1

Nenhum comentário