EUA aprovam primeira vacina do mundo contra vírus que causa bronquiolite - Mix de Notícias

Últimas do Mix

EUA aprovam primeira vacina do mundo contra vírus que causa bronquiolite

Foto: Foto: Freepik



 A Food and Drug Administration (FDA), a agência americana reguladora de medicamentos, aprovou nesta quarta-feira, 3, a primeira vacina do mundo contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa a bronquiolite e a pneumonia. O imunizante Arexvy, da farmacêutica britânica GSK, é recomendado para pessoas a partir de 60 anos.

"É um feito importante em termos de saúde pública na prevenção de uma doença que pode ser mortal", disse, em nota, Peter Marks, chefe da divisão de vacinas da FDA, ao anunciar a aprovação.

O VSR é um vírus altamente contagioso que causa uma infecção aguda nas vias respiratórias, que pode afetar os brônquios e os pulmões. O agente penetra no organismo através das mucosas da boca, do nariz ou dos olhos.

Conforme o The New York Times, o FDA estima que o vírus está associado com 6 mil a 10 mil mortes a cada ano em adultos com 65 anos ou mais e a ao menos 60 mil hospitalizações nesta faixa etária nos EUA. O VSR também é uma das principais causas de morte de crianças em todo o mundo. 

"Adultos mais velhos, em particular aqueles com problemas de saúde subjacentes, como doenças cardíacas ou pulmonares ou sistema imunológico enfraquecido, correm alto risco de doenças graves causadas por VSR", informou Marks. 

De acordo com dados publicados no The New England Journal of Medicine, a vacina da GSK foi quase 83% eficaz na prevenção doenças no trato respiratório inferior em pessoas com 60 anos ou mais. O estudo foi feito com cerca de 25 mil pacientes. Os efeitos colaterais relatados foram, principalmente, dor de cabeça, dor muscular e fadiga. Após receber a vacina, um voluntário também desenvolveu a síndrome de Guillain-Barré, que é uma condição rara. A FDA pediu que a empresa monitore este risco. 

Segundo a Reuters, a GSK espera que a vacina esteja disponível antes da próxima temporada do vírus nos Estados Unidos. Neste mês, também é esperado que a vacina VSR da Pfizer para idosos seja aprovada pelo FDA.

*Terra

Nenhum comentário