FAB constrói hospital sobre balsa para atender ribeirinhos do AM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

FAB constrói hospital sobre balsa para atender ribeirinhos do AM

 

Foto: divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da “Operação Excelsior”, realizará uma Ação Cívico-Social (ACISO), de 26 de maio a 04 de junho, nas comunidades ribeirinhas do município de Barcelos e do distrito de Moura, localizados no estado do Amazonas.

O Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB será montado em uma das três balsas utilizadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) na Operação, que percorrerá o Rio Negro atendendo moradores da região, com início dos atendimentos no distrito de Moura, de 26 a 28 de maio, seguindo para Barcelos, de 31 de maio a 04 de junho. Aproximadamente, 450 pessoas devem ser atendidas por dia.

As especialidades oferecidas serão: ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica Clique aqui para baixar a imagem originalmédica, dermatologia, proctologia, fisioterapia e odontologia. Além disso, o HCAMP também realizará atendimentos nas áreas de psicologia e assistência social; exames preventivos de colo de útero; exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia). Nesses casos, todos os agendamentos serão encaminhados ao HCAMP pelas Secretarias de Saúde das localidades.

Logística

Para a atuação da FAB na Operação Excelsior, está sendo necessário um grande trabalho de logística, visto que, nessa missão, serão empregados mais de 100 militares da Força Aérea. Além disso, ocorrerão atividades de Transporte Aéreo Logístico (TAL); utilização de viaturas, a fim de apoiar os deslocamentos; apoio de Segurança e Defesa de instalações para as balsas; transporte terrestre de materiais, equipamentos do HCAMP e medicamentos, bem como eventuais missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de pacientes em estado de saúde crítico, dentre outras ações.

Clique aqui para baixar a imagem originalDe acordo com o Comandante da Operação Excelsior, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, a ação busca apoiar a população e integrar o território nacional. “Dar esse suporte às populações ribeirinhas, como Moura, Barcelos e adjacências faz parte da missão da FAB. Faremos mais essa com a complementação de atividades de saúde na região. A expectativa é a melhor possível, pois queremos facilitar o atendimento médico a todas as pessoas da região”, destacou o Oficial-General.

A Operação Excelsior é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo. A palavra Excelsior significa: Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional. Em 2012, foi realizada uma missão semelhante no Amazonas, em termos de objetivos e localidades, chamada de Ágata IV.

Nenhum comentário