Câmeras inibem assaltos e número de casos cai 30,6% no transporte coletivo de Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Câmeras inibem assaltos e número de casos cai 30,6% no transporte coletivo de Manaus

Fotos – Divulgação / Semcom
A instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus de Manaus tem contribuído para a redução no número de assaltos nos coletivos. Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registrados 30,6% menos casos, na comparação com igual período do ano passado, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

Atualmente, 66% da frota possui câmeras de monitoramento. E nos próximos meses, todos os veículos estarão com monitoramento, investimento que faz parte da política da Prefeitura de Manaus, de modernizar o sistema de transporte público, que inclui a revitalização dos terminais de integração.

Segundo dados do Sinetram, entre janeiro e abril de 2022, foram registrados 617 roubos no transporte público de Manaus e, no mesmo período deste ano de 2023, foram 428, ou seja, 30,6% menor.

Em coletiva de imprensa na última sexta-feira, 19/5, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou a redução. “Agradecemos o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal que atua dentro dos Terminais de Integração, mas o grande diferencial desta diminuição é o acordo que firmamos com as empresas para instalar câmeras. Hoje, 66% dos ônibus possuem o equipamento e a nossa meta, a partir deste entendimento, é que 100% da frota de ônibus de Manaus esteja monitorada com câmeras de segurança. A medida não acaba com a ação de bandidos, mas inibe”, destacou o prefeito.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, também analisou a redução de roubos nos coletivos. “Isto é natural que ocorra, porque todo bandido que entrar no ônibus para assaltar terá a imagem registrada”, ressaltou.

Segundo explica Paulo Henrique, as câmeras já têm o sistema de gravação e agora está sendo implementado o monitoramento em tempo real, que consegue identificar a pessoa. “A determinação do prefeito é que 100% dos ônibus tenham esse sistema”, assegurou.

Avanços

A melhoria no transporte público de Manaus é testemunhada todo dia nas vias da cidade com investimento em equipamento e também na valorização dos trabalhadores.

Parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Sinetram está implementando inovações tecnológicas, para otimizar a operação das linhas de ônibus e a gestão dos terminais da cidade.

Fiscais de linhas do Sinetram foram posicionados em terminais e pontos finais das estações de bairros, munidos de tablets com um programa especialmente desenvolvido para acompanhar toda a movimentação dos ônibus em tempo real. A medida visa monitorar os horários de chegada e saída dos ônibus, bem como a quantidade de passageiros que embarcam em cada linha e aqueles que esperam nos terminais.

Outra implementação de tecnologia avançada, para ajudar no monitoramento da frota de ônibus, foi a aquisição de drone, que terá o recurso a ser utilizado especialmente em casos de grandes eventos e situações de desvio de rota.

Revitalização da frota e terminais

Desde o início da gestão, o prefeito David Almeida já entregou 250 novos ônibus. A estimativa é de que até o final de 2023 sejam entregues à população mais 150 novos ônibus, e 200 até 2024.

Os terminais de integração estão sendo reformados e recebendo modernização.

A prefeitura entregou o Terminal 2 (T2), localizado no bairro da Cachoeirinha, totalmente reformulado. Foram realizadas reformas nos banheiros, pinturas, aplicação do piso tátil para reforçar a segurança de pessoas com mobilidade reduzida e idosos, TVs de LED para informar o horário dos ônibus e câmeras de leitura facial, que estão reforçando a segurança dos usuários e combatendo delitos nesses locais.

O prefeito, em busca de promover a acessibilidade e aprimorar o transporte em Manaus, assinou as ordens de serviço para a reforma do Terminal 3, localizado no bairro Cidade Nova, e a construção do Terminal 7, situado na avenida Torquato Tapajós, ambos na zona Norte da cidade.

Esses investimentos têm como objetivo principal, proporcionar aos usuários do transporte público urbano um serviço de qualidade, segurança e agilidade, garantindo assim um acesso mais eficiente aos passageiros. 
 

Nenhum comentário