Governo brasileiro volta a exigir visto de turistas dos EUA, da Austrália, do Canadá e do Japão
![]() |
A medida revoga decisão anterior, do governo Bolsonaro, e entra em vigor em 1º de outubro de 2023 | Foto: Foto: Reprodução/Agência Brasil |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta quarta-feira, 3, a retomada da exigência de visto para turistas de quatro países: Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão.
A medida revoga decisão anterior, do governo de Jair Bolsonaro, e entra em vigor em 1º de outubro deste ano. O Decreto 9.731, de 16 de março de 2019, dispensava, de forma unilateral, o visto para turistas desses quatro países para estadia de até 90 dias, prorrogável por igual período.
Em março, o Itamaraty já havia informado a retomada da exigência. O Ministério das Relações Exteriores do governo Lula encaminhou às embaixadas a notificação avisando sobre a retomada do princípio da reciprocidade diplomática, já que turistas brasileiros precisam de visto para visitar esses países.
A partir de outubro, os turistas dos países mencionados também vão precisar apresentar a documentação para visitar o Brasil, assim como os cidadãos brasileiros são obrigados a apresentar o documento para entrar naqueles países.
A revogação da dispensa de visto de turistas foi justificada pelo governo Lula como uma medida de segurança, já que os países em questão também exigem vistos de cidadãos brasileiros.
Fonte: Revista Oeste
Nenhum comentário