Revoltante: influencer que faz tratamento para câncer denuncia falta de medicação em Manaus; veja vídeo - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Revoltante: influencer que faz tratamento para câncer denuncia falta de medicação em Manaus; veja vídeo

Foto: Reprodução/Instagram
A influenciadora cristã Hellen Xavier, compartilhou com seus seguidores um descaso chocante ao revelar que a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), está sem a medicação necessária para fazer seu tratamento para a câncer em Manaus.

A jovem tem 22 anos e é natural de Itacoatiara, e por causa da doença, teve que se mudar para a capital amazonense. A influencer tem um câncer raro que atinge principalmente as articulações, mas a doença avançou e atingiu o pulmão e medula óssea.

Hellen compartilhou um vídeo nas redes sociais onde aparece animada para fazer a quimioterapia, mas ao chegar com a enfermeira, foi informada que não havia medicamentos para o tratamento, e que ela seria a quinta paciente que teve que voltar para casa sem o atendimento.

Veja:


Em entrevista ao Portal Mix de Notícias, Hellen contou com detalhes o sentimento de frustração ao saber que não poderia fazer seu tratamento.

"Foi marcado para eu fazer minha quimioterapia no dia primeiro (deste mês), eu fui no dia primeiro só que não tinha ninguém, por conta do feriado, estava tudo fechado, tudo escuro, aí eu voltei, e na minha terça-feira minha mãe foi para ver a situação, ou uma remarcação, aí eles falaram que se eu tivesse ido naquele dia na terça, eu tinha feito e tal, e minha mãe disse 'então marca para quarta-feira', e na quarta-feira, no outro dia eu fui, dei meu cartão (SUS), cheguei 9h30 e fiquei esperando no ambulatório e me chamaram afirmando que eu não poderia fazer a quimioterapia naquele dia porque haviam passado meu medicamento para outra pessoa, e a farmácia só liberava a medicação dia de segunda, então eles iriam remarcar para o dia oito, que no caso foi ontem", detalhou a influencer.

Novamente, Hellen chegou meia hora antes do combinado e foi informada que estava sem sua medicação e que a médica já estava ciente disso, e que precisaria dar um novo número para ser avisada.

"Eu fiquei abalada porque é a segunda vez que isso acontece, a primeira vez foi em março, estava marcado para o dia 20, quando eu fui lá não tinha medicação, e não tinha previsão também, fiquei indo atrás, a medicação chegou e eu fiz no dia 3 de abril, ou seja, passou um tempão, e agora novamente essa mesma situação, só que agora eles não têm previsão mesmo de quando vai chegar, e eu fico desesperada porque eu preciso dessa medicação, porque eu trato metástase óssea, e se eu não tomar a medicação a doença fica forte e avança, e é difícil né", relatou.

A jovem disse ainda que tentou antecipar sua consulta com o médico, prevista para o dia 25, para verificar se a doença avançou e o que pode ser feito, mas foi informada na gerência da oncologia que "não poderia ser feito muita coisa".

O médico em questão respondeu à demanda da paciente, afirmando que ele não poderia fazer nada em relação a isso porque a medicação já estava prescrita, e que a jovem não pode ficar sem a medicação porque a doença de fato pode avançar neste intervalo de tempo.

"Fui na ouvidoria, fiz a reclamação, mas é a mesma coisa, eles não podem fazer nada, isso é coisa do governo, isso quem manda é o governo, eles que têm que fazer o pedido. É uma burocracia, mas a gente vai lutar e vamos conseguir", finalizou.

Posicionamento

O portal Mix de Notícias aguarda respostas da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) sobre o caso. 

Nenhum comentário