Prefeitura de Manaus instala semáforo para facilitar travessia de pedestres na avenida Autaz Mirim
![]() |
Foto – Karollyne Silva / IMMU |
Paralelo ao início da instalação do semáforo, o IMMU realizou uma ação educativa para orientar os pedestres quanto a importância de respeitar as sinalizações para evitar acidentes.
“Esta é uma demanda antiga das pessoas que fazem a travessia naquele local. Em um dos sentidos da avenida Autaz Mirim, os pedestres não tinham prioridade de passagem, ou seja, eles atravessavam entre os veículos. Ao verificar esta necessidade, e após todo o estudo técnico, o IMMU decidiu implantar os grupos focais de pedestres com o tempo dedicado para travessia no sentido da rotatória do produtor para o shopping São José, ou seja, no sentido bairro para o Centro. Agora, os pedestres já atravessam com o tempo do semáforo dedicado a eles”, frisou o diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.
Guedes destacou ainda a necessidade de obedecer as sinalizações no local. “Antes não havia grupo focal (semáforo) para pedestres ou para veículos para quem sai da rua Penetração em direção a Autaz Mirim, então, é preciso ter muita atenção neste local. Estamos com equipe de educação neste cruzamento, para orientar que os pedestres aguardem o sinal verde para realizar a travessia segura”, afirmou o diretor de Engenharia.
O vendedor autônomo que trabalha próximo ao cruzamento, Antônio Vieira, disse ter esperança de que o semáforo evite acidentes naquela área. “As pessoas ainda estão se acostumando, mas acho que este sinal vai ajudar quem anda por aqui. Todo mundo ter que obedecer o sinal, acho que é o mais importante”, opinou.
Educação
Equipe do setor de Educação do IMMU promoveu uma ação educativa no local onde foi instalado o semáforo. Com orientação e distribuição de material educativo, os educadores de trânsito abordaram pedestres e explicaram as mudanças promovidas pelo instituto, para facilitar a travessia.
Outra orientação promovida pela equipe foi a importância de fazer travessia sempre em faixas de pedestres.
Nenhum comentário