Vídeo: Tucano fica preso em linha de cerol de área de mata de condomínio em Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Vídeo: Tucano fica preso em linha de cerol de área de mata de condomínio em Manaus

Foto: reprodução/ vídeo 
Moradores de um condomínio ficaram hororrizados após presenciarem o desespero de um tucano em situação de perigo, preso a uma linha de cerol na manhã desta quinta-feira (13), dentro da área de mata de um residencial na avenida na avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

Nas imagens é possível ouvir uma das moradores que pede por ajuda para que alguém possa socorrê-lo, pois a ave estava presa em uma linha de pipa em uma árvore alta.

Veja vídeo:

Posteriomente, o tucano foi resgatado e solto por um dos próprios moradores do local.

Uso de cerol

Ao portal Mix de Notícias, o superintendente substituto do IBAMA, Joel Araújo falou sobre a criação de medidas mais rigidas e punitivas. "É uma atividade que precisa ser regulamentada e precisa de normas, limites e locais para ser executada. A secretaria de meio ambiente é que tem que prover a regulamentação dessa atividade", aconselhou o gestor.

Em Manaus, uma lei municipal de 2015 proíbe a venda e o uso do cerol, que é a mistura de cola e vidro moído, linha chilena de óxido de alumínio e silício, ou de qualquer material cortante usado para soltar papagaios. A ação só é permitida em áreas estabelecidas pelo Poder Público Municipal.

Cuidado com as Aves

A brincadeira com o cerol pode prejudicar ao ponto de danificar a fauna silvestre. O material representa um perigo a se considerar de forma negativa de modo principal entre as aves.

O tucano, espécie nacional, é uma das aves que se encontra dentro do processo de riscos da extinção no globo terrestre. 

*Redação Mix de Notícias

Nenhum comentário