Lula discute meio ambiente e encontra príncipe que deu joias a Bolsonaro
![]() |
RICARDO STUCKERT/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA |
A cúpula do G20 vai ser realizada ao longo deste fim de semana. O grupo é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Para o encontro, também foram convidados Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Ilhas Maurício, Nigéria, Omã, Países Baixos e Singapura.
No domingo, a reunião da cúpula vai tratar de temas como as transformações tecnológicas, a infraestrutura pública digital, reformas multilaterais e o futuro do trabalho e emprego. O último evento do encontro do G20 será a transferência da presidência do grupo para o Brasil. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que lidera o G20 neste ano, vai transmitir o cargo para Lula.
O presidente do Brasil vai encerrar o evento apresentando os temas e as expectativas para o mandato do país à frente do grupo, em 2024. Em transmissão ao vivo nas redes sociais na terça-feira (5), Lula disse que assumir a presidência do G20 vai dar "uma visibilidade diferente" ao Brasil.
"Vamos presidir o G20 ano que vem. Em 2025, vamos presidir o Brics e vamos fazer a COP-30 [30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas], em Belém. São três megaeventos que vão dar ao Brasil uma visibilidade diferente do que ele teve nos últimos anos. O Brasil volta a fazer com que o mundo nos respeite pela seriedade com que a gente trata as pessoas e a seriedade com que a gente trata a questão do clima", comentou.
O Brasil vai assumir a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. No posto, o país vai ser responsável por organizar a próxima reunião dos membros, que deve ocorrer em novembro do ano que vem na cidade do Rio de Janeiro.
Reunião com príncipe que deu joias a Bolsonaro
Neste sábado, além da cúpula do G20, a expectativa é que Lula tenha reuniões bilaterais com alguns dos líderes mundiais que estarão presentes no evento. Estão previstos encontros do chefe do Executivo com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman.
Salman foi quem mandou presentear o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias milionárias que não foram declaradas à Receita Federal. Eles se tornaram alvo de uma investigação.
Outro evento de Lula neste sábado vai ser a cerimônia de lançamento da Aliança Global de Biocombustíveis. O grupo será formado por Brasil, África do Sul, Argentina, Emirados Árabes Unidos, EUA, Índia, Itália e Maurício. Bangladesh, Canadá e Singapura serão observadores do grupo.
Fonte: R7
Nenhum comentário