VÍDEO: Moradores se revoltam, incendeiam viaturas e atacam equipes do ICMBio no AM
![]() |
Foto: Divulgação |
Veja vídeo:
Segundo o órgão, a ação de fiscalização teve o objetivo de verificar desmatamento apontado pelo sistema DETER de 762 hectares dentro da Floresta Nacional. No local da operação, foram encontrados 550m³ de madeira ilegal em tora, além de armas, equipamentos e veículos usados no desmatamento ilegal. Todos os equipamentos foram apreendidos ou destruídos. Quatro infratores foram identificados e multados em R$ 7,6 milhões.
O ICMBIO informou ainda que ações na região serão intensificadas, e os responsáveis pelo ataque, identificados e punidos de acordo com a lei.
Os revoltados seriam moradores de Santo Antônio de Matupi, ou “180”, como é conhecido o distrito do Sul do Amazonas, apontado como local de constantes disputas de exploração de terra. Os ataques estariam ocorrendo nas proximidades da rodovia BR-230, que liga os municípios de Apuí, Humaitá, e demais municípios ao restante do país.
Em nota, o órgão confirmou o ataque.
"O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que, após operação contra crimes ambientais realizada nesta quinta-feira (28) na Floresta Nacional do Aripuanã, a equipe de fiscais do Instituto, acompanhada de policiais da Força Nacional, foi atacada por criminosos, que incendiaram duas caminhonetes do ICMBio. Todos os agentes que participavam da operação estão em segurança. A ação de fiscalização teve o objetivo de verificar desmatamento apontado pelo sistema DETER de 762 hectares dentro da Floresta Nacional. No local, foram encontrados 550m³ de madeira ilegal em tora, além de armas, equipamentos e veículos usados no desmatamento ilegal. Todos os equipamentos foram apreendidos ou destruídos. Quatro infratores foram identificados e multados em R$ 7,6 milhões. As ações na região serão intensificadas, e os responsáveis pelo ataque, identificados e punidos de acordo com a lei."
Nenhum comentário