Ciro Gomes comenta proximidade da Venezuela com Rússia e China: "mísseis podem alcançar Manaus"
![]() |
Foto: Reprodução |
“A Venezuela, para superar o isolamento violento dos americanos, acertou-se com chineses e com russos. Estão lá dentro da Venezuela consultores, estrutura de inteligência, equipamentos sofisticados, inclusive mísseis que podem alcançar Manaus.”
O ex-ministro, ex-governador do Ceará falava do referendo, convocado pelo ditador Nicolás Maduro, sobre a anexação do território da Guiana.
“Como a gente sabia, deu 95% sim, então o povo acabou de dizer ao ditador Maduro – que só quem gosta dele é o Lula e o PT – que ele tem uma carta branca do povo venezuelano para reclamar o território de Essequibo, que é um território muito rico.”
Veja vídeo:
Entenda
Lula deve avaliar o cenário da crise geopolítica e a ameaça de anexação de parte da Guiana feita pela Venezuela e se aprofundar sobre qual deve ser a resposta do Brasil à crise.
Na terça-feira, o cenário foi agravado pelo conjunto de medidas anunciadas por Maduro. Após aprovação do referendo que reivindicou dois terços do território do país vizinho, o presidente da Venezuela deu prosseguimento à criação de uma zona de defesa integral da "Guiana Essequiba", como chamam o território do Essequibo.
O governo segue vendo com preocupação as movimentações de Maduro, prezando pela solução diplomática e pacífica. Há, no entanto, uma percepção de que é pouco provável que haja uma atitude que saia da retórica. A expectativa de diplomatas é que Lula siga falando sobre o tema, mas que não mude, neste momento, o tom adotado pelo Brasil sobre a tensão.
Nenhum comentário