Mais de 7 mil toneladas de alimentos impróprios são apreendidos em supermercados de Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Mais de 7 mil toneladas de alimentos impróprios são apreendidos em supermercados de Manaus

 

(Foto:Divulgação / Semsa)


Com as ações desta semana, a operação de fiscalização da qualidade dos alimentos vendidos em supermercados e hipermercados da capital amazonense encerrou os trabalhos com um total de 64 estabelecimentos fiscalizados, resultando em 12 autuações, duas interdições parciais e a apreensão de 7,3 toneladas de alimentos impróprios para o consumo.

Nesta sexta-feira (29), forma 19 estabelecimentos em todas as zonas fiscalizados, dos quais um foi autuado e parcialmente interditado. No local, foram apreendidos 2.676 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo, que foram inutilizados e prontamente descartados.

Dentre as irregularidades sanitárias constatadas pela equipe de fiscalização ao longo da semana, estavam produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas, carnes descongeladas ou acondicionadas de forma inapropriada, e também laticínios e outros produtos com a data de validade expirada.

A fiscalização faz parte da segunda fase da operação “Natal com Saúde” da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus).  A ampliação da “Natal com Saúde”, realizada inicialmente entre os dias 19 e 22 de dezembro, se deveu à grande quantidade de alimentos em situação de irregularidade registrados na primeira fase.

Pelas ocorrências, os locais autuados deverão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.



Nenhum comentário