Desaprovação do papa pelos católicos dos EUA nunca foi tão alta, revela pesquisa
Segundo o instituto Gallup, o pontífice teve sua pior classificação entre o público conservador.| Foto: EFE/EPA/ALESSANDRO DI MEO |
Realizada pelo instituto Gallup entre os dias 1 e 20 de dezembro, a pesquisa revela que 58% dos americanos dizem ser a favor de Francisco e seus posicionamentos, enquanto 30% dos entrevistados têm uma visão desfavorável do papa – um novo recorde registrado desde que ele foi avaliado pela primeira vez, há dez anos. Entre os católicos do país, 77% o aprovam e 17% o desaprovam (outro recorde negativo).
No início de seu pontificado, em 2013, Francisco tinha uma taxa de aprovação de 58% entre os americanos e de 80% entre os católicos do país. Esses números cresceram no ano seguinte, quando ele teve 76% de apoio entre os americanos e 89% entre os católicos.
O novo levantamento do Gallup ainda mostra que os católicos que se consideram politicamente progressistas dão ao papa sua maior taxa favorável: 70%. Já entre os conservadores, apenas 42% afirmam aprová-lo. Entre os moderados, seu índice de aprovação é de 66%.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/desaprovacao-do-papa-pelos-catolicos-dos-eua-nunca-foi-tao-alta-revela-pesquisa/
Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Nenhum comentário