VÍDEO: Mãe denuncia supermercado por descumprir atendimento preferencial para autista em Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

VÍDEO: Mãe denuncia supermercado por descumprir atendimento preferencial para autista em Manaus

Foto: Redes Sociais
Um vídeo que está circulando nas redes sociais nesta quarta-feira (3), mostra uma mãe revoltada após se dirigir a um caixa e não receber atendimento preferencial para autista no supermercado Nova Era, situado na bola da Suframa, no bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus.

A mulher que não teve o nome identificado afirma que ao chegar no caixa, eles estavam fechados e um dos atendentes a deixou sozinha e não voltou.

''Eu não sei pra onde ele foi! Porque a resposta que ele me deu foi: que eu teria mais é que ir pra fila como todo mundo, muito embora eu esteja com a identificação da minha filha de dois anos, que ela é autista'', disse a mulher.

Projeto de lei aprovado sobre o TEA

No dia 6 de Junho de 2023, houve a aprovação do Projeto de Lei nº 432/2022, que dispõe sobre a inserção do símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário. 

Conforme a legislação, os estabelecimentos públicos e privados no Estado do Amazonas ficam obrigados a inserir, nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como nas placas indicativas de vagas preferenciais reservadas a Pessoas com Deficiência (PCD).

Entende-se por estabelecimentos públicos e privados qualquer repartição pública; supermercados; farmácias; bares; restaurantes; lojas em geral e estabelecimentos comerciais similares.

A lei foi subscrita pelos deputados estaduais Joana Darc (UB), João Luiz (Republicanos), Cabo Maciel (PL), Alessandra Campêlo (PSC), George Lins (UB), Cristiano Dangelo (MDB), Débora Menezes (PL), Mayra Dias (Avante), Comandante Dan (PSC) e Mário César Filho (UB).

Símbolo

O símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi adotado pela comunidade mundial em 1999. Representada por uma fita com estampa que remete a um quebra-cabeça, a peça simboliza a diversidade das pessoas que convivem com o autismo e é utilizada para demonstrar apoio à causa e informar a sociedade sobre os direitos dessas pessoas.

Em 2012, foi sancionada a Lei Federal 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Dentre as determinações da Política Nacional, está o artigo que especifica que pessoas com o TEA devem ter todos os mesmos direitos previstos por lei para o grupo de indivíduos com deficiência.

O supermercado Nova Era se pronunciou por meio de nota. 

Confira:

O supermercado informa que trabalha constantemente para garantir a todos os consumidores um ambiente inclusivo e acolhedor.  A rede lamenta a situação e garante que foi algo pontual, fruto de uma falha de comunicação que está sendo apurada e corrigida, a partir do treinamento dos colaboradores que atuam no atendimento aos clientes.

Veja vídeo:

Nenhum comentário