São realizadas investigações sobre o massacre do Rio Abacaxis no AM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

São realizadas investigações sobre o massacre do Rio Abacaxis no AM

Foto: Divulgação 
A Polícia Federal realizou uma missão à região do Rio Abacaxis com objetivo de dar seguimento às apurações sobre os envolvidos no Massacre do Rio Abacaxis (2020) e buscar reparações para vítimas e familiares. A ação ocorre desde segunda-feira (15) e vai até esta terça-feira (23), no município de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros a sudeste de Manaus).

Pretende-se, ainda, congregar esforços institucionais e sociais que produzam um espaço de articulação intersetorial e interfederativa para que se crie uma agenda de trabalho de mediação de conflitos e de fortalecimento de políticas públicas territoriais e sociais, voltadas às comunidades tradicionais da região.

A chacina, ocorrida no Rio Abacaxis, próximo à Nova Olinda do Norte, deixou pelo menos oito mortos.

A Justiça Federal determinou, em decisão liminar, que a União, por intermédio da Polícia Federal, adote as medidas cabíveis para proteção dos indígenas e populações tradicionais do município de Nova Olinda do Norte e região, considerando as fronteiras com Borba e Maués, com envio de efetivo à região, em razão dos potenciais abusos e ilegalidades relatados pelos comunitários que habitam o local em operação deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) no rio Abacaxis em 2020

Nenhum comentário