VÍDEO: Giovanna usa expressão falada por Isabelle Nogueira no BBB e viraliza: ''Olha já'' - Mix de Notícias

Últimas do Mix

VÍDEO: Giovanna usa expressão falada por Isabelle Nogueira no BBB e viraliza: ''Olha já''

Foto: Reprodução 

A ex-bbb Giovanna Lima usou a expressão ''olha já'' durante uma transmissão com Yasmin Brunet realizada nesta segunda-feira (22), e viralizou nas redes sociais após internautas observarem que a mineira aprendeu a falar com Isabelle Nogueira, durante o confinamento no Big Brother brasil 24.

Veja vídeo:

Dicionário Caboquês

Nome – Apesar de o seu significado original ser a designação de pessoas ou coisas, para o caboclo NOME também significa palavrão, palavra de baixo calão. Ex: Mãiê! Bata no Juquinha, porque ele tá chamando nome pra mim. – Deixa está, que eu vou espocar o beiço dele, se ele não parar de chamar nome.

Num é? – Veja “Né?”.

Numa viagem – Expressão que significa certa vez. Ex: Numa viagem eu quase morro de susto, fui pescar e apareceu pra mim a mula sem cabeça, saí de lá na lapada, de cumborra, cabelo todo arrepiado de tanto medo.

O

O mesmo tanto – Da mesma forma. Essa expressão é utilizada quando alguém faz votos de felicitações ou elogios e o interlocutor devolve a gentileza. Ex: Afonso, você é um camarada muito legal, quero te desejar toda a sorte do mundo. – O mesmo tanto pra você parente.

O pau tá surrando – Quando algo está acontecendo. Ex: E aí meu compadre o jogo tá bom? – Parente, o pau tá surrando lá no campo, só se vê bola pra lá e bola pra cá.

O pau vai comer (no centro) – Expressão que significa que vai acontecer alguma reação em represália a algo. Ex: Manozinho é melhor a gente ir embora, pois o Zeca foi cair na besteira de dar um tapa no filho do delegado, agora o pau vai comer no centro.

O pau vai surrar – Veja “o pau vai comer”.

Obrar – Defecar, fazer cocô. – Putamerda! O Zezinho não teve o que fazer veio obrar aqui no meio do caminho, já pisei em cima.

Olha ainda – Expressão que chama a atenção para algo. Ex: Olha ainda meu parente, veja esse porrudo do tambaqui que eu pesquei.

Olha então – Veja “olha ainda”. Ex: Olha então já esse, querendo já namorar com minha filha, num tô dizendo, vê se enxerga.

Olha já – Expressão que significa surpresa ou admiração. Ex: Olha já esse carro, discunforme já estorde.

Olha já então – Veja “olha então”.

Olha já meu jeito! – Expressão utilizada quando alguém está numa “saia justa”, numa situação constrangedora. Ex: – Tordia a mulher do Ronildo, que já vinha abicorando ele fazia um tempão, pegou o cabra nos beijos e abraços com uma fêmea na festa. – E aí? O que foi que ele fez? – Nada. Só olhou pra ela e disse, todo sem jeito: – Olha já meu jeito mulher, num é nada disso que você tá pensando.

Olha lá – Expressão de advertência e também de dúvida se algo vai acontecer. Ex. Sábado vai ter festa que vai varar a madrugada, olha lá que o pessoal não vai aparecer pra trabalhar no puxirum de domingo cedo.

Olhos gatiados (gateados) – Veja “Zolhos gatiados (gateados)”.

Onte – Maneira como o caboclo pronuncia “ontem”.

Ontonte – Variação de “antes de ontem”. Ex: Manel! Foi onte ou ontonte que eu fui La na tua casa rezar o quebranto da tua filha? – Num foi nem onte, nem ontonte, foi tordia.

Osga – O mesmo que lagartixa. Mãiê! A osga se soltou lá da cumeeira da casa e caiu no assoalho e ela tava com o rabo cotó.

P

Pá queda – De uma só vez. De imediato. Ex: Tordia o Pedroca deu um tabefe do pé do ouvido dum atrevido que tava se enxirindo com as filhas dele que foi pá queda, o caboco num voltou pra buscar outra. Pá sussega (sossega) – Veja “pá queda”.

Paidégua – Diz-se de pessoa prestativa, divertida ou de algo agradável. Ex: Eu gosto do João porque ele é muito paidégua, tá sempre disposto a ajudar as pessoas. 2 – Manozinho, pois ontem a festa tava muito paidégua, só tocou música animada e tinha mulher “no balde”.

Panavoeiro, Panavueiro ou Panuveiro – Confusão. Fordunço. Grande movimentação de pessoas. Obs: Já no Nordeste, na Paraíba, de acordo com o Dicionário Aurélio, Panavueiro é um facão próprio para o corte de cana de açúcar. Talvez, devido do ao estrago que esse tipo de facão faz no canavial, deva ter se associado a confusão, fordunço, etc.

Paneiro – Utensílio feito (tecido artesanalmente) de cipó ou talas de arbustos, utilizado para armazenagem e/ou transporte de várias coisas como castanha, mandioca, peixe, farinha, etc.

Panema – Má sorte. Má fase. Pessoa sem sorte para a caça ou a pesca, inclusive para a paquera. Azarado (a). Ex: E aí meu cumpadre! Cadê os peixes? – Hum! Parentezinho, tô tão panema que não pego nem ferrada de caba, acho que vou ter que tomar um banho de mucuracaá.

Panemisse – Fase ruim. Maria Jandira tá numa panessime só, num consegui arrumar um namorado. Veja “panema”.

Papeira – Caxumba. Ex: Manozinho para de fazer força, porque tu tá (estais) com papeira e tu ainda pode (podes) ficar rendido.

Papiá (papear) – Conversar, dialogar, “jogar conversa fora”.

Papoco – Pipoco, está associado a “pipocar”, estourar. Barulho. Som de algo estourando. Solavanco. – No dia da “derribação” (derrubação) do roçado só se ouvia o papoco das árvores caindo. – Tordia eu peguei uma piraíba no meu espinhelão, mas ela escapou, a bicha deu uma “rebanada” que a linha não aguentou o papoco. – O caboco pra trabalhar com aquelas máquinas britadeiras tem que ter força no braço pra aguentar o papoco das bichas funcionando.

Papuço (a) – Amarelo. Anêmico. Veja “Empambado”.

Para pra acertar – Ontem o Jecivaldo, que é pouco já encrenqueiro, fez o maior bafafá lá no hospital porque não tinha médico, foi um para pra acertar, que chamaram até a polícia.

Parage (Paragem) – Parada. Mas o caboclo utiliza esta expressão para designar uma localidade. Ex. Josefa! Amanhã quero juntar uns tucumãs, tu vai comigo? – Vou mermo! Vou te esperar lá naquela parage que tu já sabe

Pareceiro – Da mesma laia. Me respeita curumim, você pensa que eu sou seu pareceiro.

Parente – Expressão de carinho. O povo caboclo é muito receptivo e hospitaleiro, a ponto de tratar a todos como “parentes”, “mano (a)”, “manozinho (a)” ou “maninho (a)”.

Paresque – Parece que é verdade. Dizem que. Veja “disque”. Ex: Raimundo! É verdade que o motor da linha não vai passar amanhã? – Paresque.

Parido por – Diz-se da pessoa que gosta muito de outra. O Dibinho é parido pelo Fábio Júnior.

Passamento – Desmaio. Mal súbito. Ex. Tordia a comadre Zuleica pegou um susto tão grande que deu um passamento nela. Foi preciso à gente dá amoníaco pra ela cheirar, foi quando ele tornou.

Passar a perna – Enganar. Teve muitos candidatos que dessa vez se lascaram, muitos eleitores pegaram dinheiro deles prometendo o voto, mas votaram em outros. Só deu pro deles, foram pra balata.

Passar o pau – Começar a fazer algo. Ex.: Na hora que a gente caiu n’água, passamos o pau a nadar, senão a gente tava (estaria) lascado, ia (íamos) morrer afogados. Veja “Mandar brasa”.

Passar o queixo – Convencer alguém a permitir, realizar ou a conceder algo. Ex.: Passei o queixo no compadre Jucinaldo e ele acabou me dando uma banda de tambaqui. O Cadinho passou o queixo nas três mulheres, que no final acabaram se casando com ele.

Pastinha – Franja. Parte do cabelo que fica penteado puxado para a frente sobre a testa e que geralmente é cortado próximo à sobrancelha. Ex: Joaquina! Vai lá na comadre mundica e pede pra ela aparar a tua pastinha, que ela já está quase cobrindo o teu zolho, mas cuidado pra ela na fazer toda roída.

Patavinas – Nada. Ex: Eu não entendi patavinas do que o professor falou ontem.

Pateta – Pessoa desatenta, abestada, que não presta atenção às coisas. Ex. Joaquim é muito pateta, pois o Pedro ta dando em cima da mulher dele e ele nem dá fé.

Patetar – Ficar desatento. Não perceber algo no momento que acontece. Ex: eu não entendi patavina do que o professor falou ontem, também eu tava patetando.

Pau a pau – De igual para igual. Empatado (empate). Ex: Ontem o Flamengo jogou contra o Vasco, o jogo foi pau a pau, terminou zero a zero.

Em uma das Festas do BBB 24, Giovanna abraça Isabelle e se declara: 'Você é meu orgulho'

Brothers e sisters curtiam uma das Festas do BBB 24 após um show de muito forró e piseiro, Giovanna e Isabelle se abraçaram. A mineira, que estava no Paredão, se declarou para a manauara.

"Você é meu orgulho aqui dentro, Isa!", disse Giovanna.

A mineira também tranquiliza Isabelle. "Se você soubesse o quanto você representa, o quanto você é espelho para muita gente aqui dentro e lá fora, você não ficava nessa pilha toda", afirmou Giovanna.

"Valorosa. Te amo, viu. Você é muito preciosa", completa a nutricionista. Isabelle, por sua vez, agradece pelos elogios. "Obrigada!", devolve a manauara.

Nenhum comentário