Mesmo sem registro de queimadas e focos de calor há uma semana em Manaus, prefeitura institui Comitê de Combate às Queimadas
Foto: Divulgação |
De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), não foram registrados focos de incêndio em Manaus, nos últimos sete dias. O sistema de monitoramento do Inpe contabilizou, até esta quarta-feira, 14/8, 114 focos de calor em 10 municípios da RMM. Nos últimos dois dias, não houve registros. Porém, já foi detectada uma quantidade de focos de calor superior a todos os dados do mês de julho.
“Ao se analisar o mapa dessas ocorrências, é possível observar que grande parte das queimadas com polígonos de maiores dimensões, ocorreu em municípios localizados entre o Sudeste e Nordeste em relação à Manaus, justamente em locais de ventos predominantes. Nas condições meteorológicas atuais, essa fumaça avança em direção ao maior núcleo urbano da região Norte”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima de Manaus (Semmasclima), Antonio Stroski.
Focos de calor na RMM em agosto deste ano
Os municípios da região metropolitana com ocorrências de queimadas até esta quinta-feira, 15/8 foram: Manacapuru (24), Autazes (23), Itacoatiara (15), Careiro (14), Careiro da Várzea (12), Manaquiri (10), Manaus (8 – até o dia 7/8 e sem ocorrências após esta data), Itapiranga (4), Silves (2), Presidente Figueiredo (1) e Rio Preto da Eva (1). Iranduba e Novo Airão não tiveram focos de calor registrados.
Comitê de Combate às Queimadas
O Comitê Municipal de Combate às Queimadas tem a finalidade de promover a discussão, gestão, coordenação, monitoramento, avaliação e prevenção das queimadas em Manaus. O comitê é vinculado à Semmasclima e conta com a participação deliberativa de outras nove pastas da gestão municipal: Casa Civil, Conselho Municipal de Gestão Estratégica, Centro de Cooperação da Cidade (CCC), e as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Comunicação (Semcom).
A Semmasclima estabeleceu ações preventivas para o enfrentamento do cenário, comprometidas com a qualidade do ar da capital, e está monitorando e analisando as informações de focos de calor divulgados pelo Inpe, além dos registros das denúncias de queima de resíduos, de menores dimensões, devidamente inspecionadas pela equipe de Fiscalização do órgão ambiental.
“A avaliação conjunta de todas as fontes de fumaça, associadas com as informações geográficas e climatológicas, são essenciais para a elucidação e enfrentamento desse processo de degradação da qualidade do ar no verão amazônico”, reitera Stroski.
Saiba o que fazer no caso de queimadas
A população de Manaus está sendo orientada a não realizar queimadas, por meio da campanha “Sem Queimadas, não há Fumaça”, composta de vídeo para a televisão, spot para as emissoras de rádio, outdoor e produção e distribuição de banners e faixas em diversos locais da cidade, devidamente autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
A queima de resíduos e de vegetação é crime ambiental. Em caso de queimadas, o primeiro passo é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193. Para denúncias, a orientação é de que a pessoa (cuja identidade será preservada) tenha vídeo que comprove a situação, além do endereço da ocorrência e detalhes de horário e local. Os canais para formalização são: (92) 98842-2161 – apenas WhatsApp e semmas.protocolo@gmail.com. No portal da Prefeitura de Manaus, também há a opção para formalizar a denúncia: https://www.manaus.am.gov.br/semmas/fiscalizacao-e-denuncias/.
Nenhum comentário