Especialista alerta para eficiência energética dos eletrodomésticos, para redução da conta de energia - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Especialista alerta para eficiência energética dos eletrodomésticos, para redução da conta de energia

Foto: divulgação
Neste mês a conta de energia estará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já anunciou que irá aplicar a bandeira tarifária vermelha e a medida vai pesar no bolso dos consumidores. É preciso, portanto, adotar mudanças no dia a dia para economizar.

Entre as iniciativas que podem ajudar nesse sentido, está a checagem do consumo energético dos eletrodomésticos, principalmente aqueles de maior uso nas residências, como geladeira, ar-condicionado e TV.

O especialista em Tecnologia da Info Store, Erickson Inomata, orienta observar se os equipamentos possuem o selo de eficiência A, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O selo atesta que aquele eletrodoméstico consegue realizar a mesma tarefa, utilizando menos energia e entregando o mesmo resultado.

Na Info Store, uma equipe de consultores fica a postos no local para orientar os clientes a escolher os eletrodomésticos com maior eficiência energética. A Info Store conta com 11 lojas físicas em Manaus e uma em Boa Vista, além do site - www.infostore.com.br .

Segundo Erickson Inomata, especialistas afirmam que a geladeira é responsável por até 30% do consumo de energia de uma casa. Já o ar-condicionado corresponde a 15% da conta. “Com aparelhos menos eficientes energeticamente, esse percentual pode ser muito maior, impactando diretamente o orçamento familiar”, afirmou. Algumas marcas como a Samsung, diz ele, possuem geladeira com até 50% de economia de energia, por exemplo.

Além de verificar a eficiência energética dos eletrodomésticos, outras medidas devem ser adotadas para economizar. No caso da geladeira, evitar abrir e fechar com frequência, checar se as borrachas da porta estão vedadas corretamente.

“As geladeiras mais modernas já estão vindo equipadas com a tecnologia inverter, que controla a velocidade do compressor de forma contínua, ajustando-a de acordo com a necessidade de refrigeração e, consequentemente, trazendo maior economia de energia. O consumidor deve avaliar o investimento nesse tipo de equipamento, pois os benefícios a longo prazo são bastante atrativos”, explica.

Ele acrescenta que, para manter a eficiência do ar-condicionado e evitar a sobrecarga no consumo de energia, uma dica é manter os filtros limpos e não ligar o aparelho com portas abertas. “Optar por um ar-condicionado com tecnologia inverter também é uma forma de ter vantagem no final do mês”, frisa.

Os televisores, principalmente os que têm tela com alta definição, podem impactar o consumo de energia. Na hora da escolha, de acordo com Erickson, a recomendação é preferir aparelhos que possuem o modo de economia de energia. Além disso, quando não estiver usando, o melhor é tirar da tomada. Para as máquinas de lavar a dica é acumular roupas para poder usar o equipamento. Evitar várias lavagens na semana.

Nenhum comentário