Deslizamento de terra atinge zona rural de município no interior do Amazonas
Deslizamento de terra em comunidade na zona rural do munícipio de Anamã, no Amazonas — Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Um deslizamento de terra atingiu a zona rural do município de Anamã, interior do Amazonas, neste domingo (20). De acordo com moradores, na semana passada já houve outro desbarrancamento no local devido a forte chuva.
Durante o acidente, doze famílias que moravam no local ficaram desabrigadas. Não houve vítimas, apenas danos materiais.
Por meio de nota, a prefeitura de Anamã informou que, das famílias afetadas, algumas foram para casa de parentes e as demais receberão um aluguel social.
Devido ao acidente, um flutuante ficou atravessado no Rio Paraná e impediu o acesso a uma comunidade que fica nas proximidades, informou a Defesa Civil do município. O Rio Paraná é um afluente do Rio Solimões, e também foi atingido pela seca severa no estado.
O órgão, no entanto, não divulgou quais serão as medidas tomadas para liberar a passagem do rio, que ficou obstruída pelo flutuante.
Outros deslizamentos
Apenas no mês de outubro, outros dois grandes deslizamentos de terra foram registrados no Amazonas. Em Manacapuru, parte da orla do porto da Terra Preta desabou, no último dia 7, matando duas pessoas e deixando outras dez feridas.
De acordo com o coronel Máximo, da Defesa Civil, ainda não é possível confirmar que o desabamento do porto do município foi causado pelo fenômeno de terras caídas - que ocorre durante o período de estiagem na região amazônica. As causas do acidente seguem sendo investigadas.
No dia 16 de outubro, outro deslizamento de terra foi registrado, desta vez na orla de Boa Vista do Ramos, interior do Amazonas. De acordo com a Defesa Civil do município, não houve registro de vítimas e apenas duas embarcações foram comprometidas.
Em Parintins, moradores temem que aconteça um deslizamento de terra no porto da cidade. Com a descida dos rios devido a seca que atinge o município, rachaduras no solo do local começaram a aparecer.
*G1
Nenhum comentário