O que se sabe sobre o furacão Milton rumo à Flórida
Furacão Milton deve tocar o solo da Flórida nesta quarta-feira (9) (Foto: NHC, Divulgação) |
Em apelo à população, a prefeita Jane Castor, de Tampa, uma das cidades que deve ser mais afetada na Flórida, disse que “Se você escolher ficar em uma das zonas de evacuação, você vai morrer”.
O fenômeno está a cerca de 800 quilômetros da Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Nesta segunda-feira (7), o Milton alcançou categoria 5, a máxima para os furacões, que indica que os ventos passam de 250 quilômetros por hora. No entanto, a situação pode piorar.
A expectativa é que o Milton toque o solo nesta quarta-feira (9), menos de duas semanas após a passagem do furacão Helene, que deixou mais de 230 mortos, o mais mortal desde o Katrina. A Flórida se prepara para a maior evacuação no estado nos últimos oito anos. Todos os portos foram fechados e voos foram cancelados.
O presidente dos EUA, Joe Biden, também se pronunciou em tom alarmista, determinando que os moradores evacuem “agora, agora, agora”.
— Se vocês estão sob ordem de evacuação, vocês devem evacuar agora, agora, agora. Vocês já deveriam ter evacuado. É uma questão de vida ou morte, e isso não é exagero… É uma questão de vida ou morte — disse o presidente.
Kamala Harris, vice-presidente e candidata nas eleições americanas, também pediu que os moradores abandonem suas casas.
O fenômeno se formou no fim de semana, no Caribe, e além da Flórida deve afetar também parte do México. Até agora, ele não tocou o solo em nenhum país. Após Tampa, o fenômeno deve seguir para Orlando. Antes disso, deve passar pela península de Yucatán, no México.
O rápido avanço e crescimento do furacão fez o presidente Joe Biden anunciar estado de emergência em toda a Flórida nesta segunda-feira (7).
Segundo o diretor do NHC, Michael Brennan, em Tampa as inundações podem chegar a 4,5 metros. Ele explica que algumas áreas podem ficar inabitáveis por longos períodos e construções inteiras podem ser levadas, “por isso pedimos que deixem as áreas de perigo”.
Milton pode se tornar “superfuracão”
Atualmente, existem cinco categorias de furacão, definidas a partir da velocidade dos ventos. O Milton já alcançou categoria 5, quando os ventos passam de 250 quilômetros por hora. Mas a previsão de escalada mais rápida pode fazer com que ele inaugure a categoria 6, com ventos de mais de 307 quilômetros por hora.
A criação desta nova categoria foi proposta em um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). É que, com o aquecimento do mar, associado a mudanças climáticas, furacões cada vez mais poderosos tendem a se formar.
*Com informações do g1 e de O Globo.
Nenhum comentário