Dorival Júnior comenta ausência de Neymar e projeta convocação em 2025: 'Entendeu a condição que se apresenta'
Dorival Júnior e Neymar — Foto: Daniel Ramalho/AFP e Fayez NURELDINE / AFP |
Neymar voltou a jogar pelo Al Hilal após mais de um ano afastado com uma grave lesão no joelho esquerdo. Mas a comissão técnica de Dorival Júnior optou por não o chamar imediatamente, para a última Data Fifa deste ano, nos jogos contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na convocação desta sexta-feira, o treinador justificou a ausência e revelou conversas com o atacante.
— Nós tivemos um acompanhamento muito próximo de tudo que vem acontecendo com o Neymar, até porque a sua lesão aconteceu dentro da seleção brasileira. Falei com ele nesses últimos 60 dias, talvez, em duas ou três oportunidades, mas todos nós estamos muito atentos com a evolução. Ele já está praticamente e totalmente recuperado, porém ainda teve poucos minutos dentro de campo. Foi o que pesou bastante — disse Dorival.
— Daqui pra frente ele terá uma evolução muito grande, em razão desse momento que esteja passando. Nós nos reunimos e achamos conveniente, nesse momento, não trazê-lo, para que não precipitemos nenhuma situação, com um profissional com ele — revelou.
Além disso, Dorival projetou chamar o craque em 2025, para respeitar seu processo de recuperação, mesmo que ele já tenha se disposto a ser convocado agora.
— Eu quero frisar e colocar que ele se dispôs a estar aqui dentro. Gostaria muito que pudesse ser relacionado nesse momento, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo, e as próprias cobranças que todos nós faríamos ao vê-lo no banco ou dentro de campo. Eu acho que nós temos que ter esse cuidado agora. Se todo o processo pelo seu clube foi respeitado dessa forma, para que houvesse uma recuperação rápida... ou melhor, dentro dos prazos definidos... nós temos que respeitar tudo isso e o prepararmos, se Deus quiser, para a virada do ano, para a próxima convocação, onde, com certeza, ele já terá um tempo muito maior, o resgate por completo da sua confiança, que é o mais importante — disse o treinador.
— Eu friso isso porque é fundamental um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, em todos os momentos que for chamado. Isso, para nós, tem uma importância muito grande. Não foi diferente dessa vez, mesmo ele não estando na totalidade das suas condições. Por isso que eu acredito que nós temos que enaltecer muito essa postura que ele teve, até porque, fisicamente, ele ainda ele ainda depende de um complemento — comentou Dorival.
Ao todo, 23 jogadores foram chamados hoje para compor o grupo, que vai começar a preparação no dia 11 deste mês, em Belém. A equipe treinará no Mangueirão até o dia 13, quando embarca para enfrentar os venezuelanos no dia seguinte, na cidade de Maturín. Logo após a partida, a delegação retorna ao Brasil e seguirá para Salvador, onde enfrentará o Uruguai, no dia 19.
*Extra
Nenhum comentário