Antecipação de pagamento de 13º salário e os impactos positivos na economia são os destaques na Sessão Plenária desta quarta-feira (11)
Foto: Danilo Mello / Aleam |
O deputado estadual Cabo Maciel (PL) parabenizou o governador pelo anúncio, de que a segunda parcela do 13º salário será paga nos dias 16 e 17 de dezembro e também do Auxílio Estadual.
“A antecipação veio em boa hora, pois medidas como essa injetam milhões e aquecem o comércio. São recursos dos servidores que naturalmente vão para o comércio amazonense”, afirmou.
No mesmo sentido, o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou a antecipação dos pagamentos do 13º salário dos servidores efetivos da Casa Legislativa, que será a partir do próximo dia 16 de dezembro.
“Fiquei muito feliz em ver o pronunciamento do governador Wilson Lima, que também anunciou que este ano terá o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos professores da rede pública estadual e achei muito salutar estas medidas, porque sabemos das dificuldades enfrentadas pela população. Foi um ano muito difícil, tivemos uma estiagem muito severa, uma enchente que com certeza mudaram muito a logística, mas apesar de tudo o Estado vai prestigiar os servidores”, afirmou.
A antecipação do 13º salário dos servidores da Aleam, mais o ticket alimentação, devem injetar no mercado aproximadamente R$ 25 milhões.
Outros assuntos
Entre os demais assuntos tratados na tribuna, durante a Sessão, a deputada estadual Joana Darc (UB) falou sobre o lançamento da campanha “Dezembro Verde”, contra o abandono de animais domésticos, realizada na Assembleia desde 2019.
Segundo ela, a campanha é sempre feita em dezembro porque é quando existe o maior índice de abandono de animais domésticos porque as famílias viajam e se desfazem dos seus animais nas ruas.
“Fazemos campanhas de conscientização nas ruas, nas instituições e este ano convido que visitem nossa exposição de adoção de animais, que foram resgatados de situações de maus-tratos. Por isso, peço quem puder adotar ou mesmo divulgar o trabalho de resgate e adoção”, explicou.
O deputado Delegado Péricles (PL) comentou a chegada da Mensagem Governamental nº 135/2024, que tramita sob o Projeto de Lei Ordinária nº 869 de 2024 e prevê a criação do Centro de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero.
“Este Centro vai transformar uma triste realidade que vivemos no Amazonas que, infelizmente, é o recordista de mulheres mortas pelo câncer de colo de útero”, destacou o parlamentar.
Nenhum comentário