Papa Francisco quebra protocolo do Vaticano e faz pedido importante sobre a própria saúde
![]() |
Papa segue internado (Foto: Vatican News, Reprodução) |
Internado no Hospital Gemelli há 12 dias, papa Francisco deu ordens para que o Vaticano divulgue diariamente boletins detalhados sobre a própria saúde, informou a agência Reuters. O pontífice de 88 anos está internado em estado crítico, com pneumonia nos dois pulmões.
O pedido do papa é atendido pela assessoria de imprensa da Santa Sé, responsável por divulgar todos os dias o estado de saúde de Francisco para mais de 1,4 bilhão de católicos do mundo.
Conforme a Reuters, não é comum o Vaticano discutir abertamente a saúde do papa. No dia 21 de fevereiro, os médicos que cuidam de Francisco informaram em coletiva de imprensa que foi o próprio pontífice quem ordenou as atualizações diárias. O médico Sergio Alfieri, do hospital Gemelli, afirmou que as instruções eram para escrever atualizações “sem reter nada”.
Papa segue em estado crítico
Na tarde desta quarta-feira (26), o Vaticano informou que o papa Francisco teve uma “leve melhora”, porém continua com a oxigenioterapia de alto fluxo. Ele recebeu a Eucaristia durante a parte da manhã e à tarde se dedicou às atividades de trabalho.
O Vaticano também informou que o papa teve uma noite tranquila no hospital e está descansando. “O papa transcorreu uma noite tranquila e continua seu repouso”, diz o breve comunicado, publicado por volta das 4h (horário de Brasília).
O papa foi internado em 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, devido a uma bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral. Este é o 13º dia da internação, maior período em que ele permaneceu hospitalizado em quase 12 anos de papado.
Nenhum comentário