UEA integra comitê que busca título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco para Manaus
![]() |
Foto: Divulgação |
Manaus deu início a candidatura à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na categoria Gastronomia. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está entre as 22 instituições, sendo elas órgãos e entidades do poder público, entidades representativas da sociedade civil e da economia criativa e gastronomia da capital, que apoiam a iniciativa.
Em janeiro, foi oficializado o Comitê Gestor Manaus Cidade Criativa da Gastronomia (CGMCCG) que tem como finalidade trabalhar na busca do título e fortalecer a participação da comunidade na gestão dos compromissos do município para com a Rede.
Participação da UEA
O convite a universidade foi feito em 2023 pelo presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM), Rodrigo Zamperlini. A Profa. Dra. Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins e a Profa. Dra. Helen Rita Menezes Coutinho representam a UEA, respectivamente, nos cargos de titular e suplente no comitê.
De acordo com Cláudia, a instituição tem participado de forma ativa para trazer o Selo de Cidade Criativa da Gastronomia, por meio de pesquisas, desenvolvimento de estratégias, entrevistas com especialistas, palestras e workshops que promovam o fortalecimento da valorização culinária da cidade.
“O que mais me alegrou durante todo esse processo foi redescobrir Manaus como um lugar lindo e acolhedor, que todos devem conhecer. Se for através da nossa gastronomia, a experiência será ainda mais rica. Somos uma terra fértil e hospitaleira, que merece a chancela da Unesco no segmento da Gastronomia. Isso nos permitirá fortalecer esse setor da economia, promover o turismo cultural e alimentar o orgulho de cada caboclo que batalha por uma cidade melhor e mais pujante”, afirmou.
A professora também enfatizou que para entrar na categoria “a autenticidade é primordial, assim como a apresentação dos insumos e ingredientes utilizados”. Acrescentou que “devemos focar em pratos que representam o cotidiano e as tradições das nossas casas, pois o que nos torna únicos e diferentes de qualquer outro lugar do mundo são os nossos sabores e saberes. Valorizar nossa herança culinária e destacar nossas particularidades gastronômicas serão os diferenciais que podem nos levar à vitória”.
Sobre a Rede de Cidades Criativas da Unesco
Criada em 2004, a Rede promove cooperação internacional dentro e entre as cidades do mundo que investem na cultura e na criatividade como motor no desenvolvimento sustentável, tornando o espaço possível para trabalhar ações e inovações. Os municípios escolhidos se comprometem a compartilhar suas melhores práticas e desenvolver parcerias que possam desenvolver a produção cultural, facilitar o acesso de grupos em situação de vulnerabilidade, fortalecer a criação, a produção, a distribuição e a disseminação das atividades, dos bens e dos serviços culturais.
Atualmente, o país tem 14 cidades que fazem parte da Rede e estão empenhadas a promover a cultura em sete áreas: gastronomia, design, artesanato e artes populares, música, cinema, artes midiáticas e literatura. Na categoria gastronomia, somente quatro cidades possuem o título.
Nenhum comentário