Discurso de Plínio Valério repercute no Amazonas: ‘Não entendo p* nenhuma de Zona Franca’ - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Discurso de Plínio Valério repercute no Amazonas: ‘Não entendo p* nenhuma de Zona Franca’

(Foto: reprodução)
O senador Plínio Valério (PSDB) fez uma declaração polêmica que está repercutindo nas redes sociais ao afirmar que não compreende a Zona Franca de Manaus (ZFM) e seus tributos, utilizando uma expressão de baixo calão para ilustrar seu ponto de vista. A afirmativa aconteceu durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025, promovida pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-AM) no último dia 13.

Em seu discurso, o senador abordou o trabalho realizado em Brasília (DF) e ressaltou a importância do comércio para a economia. Ele mencionou que não via necessidade de estar presente em algumas discussões, uma vez que sua assessora, Ivone, estava presente.

“Meus assessores estavam lá, o Omar citou a Ivone, que é minha assessora e estava lá diuturnamente. Eu não estava porque não entendo nada de Zona Franca, de tributo. Mas não preciso estar. Minha assessoria está lá para isso”, declarou o parlamentar.

O evento também contou com a presença dos senadores Eduardo Braga (MDB/AM), Omar Aziz (PSD/AM) e do superintendente da ZFM, Bosco Saraiva.

Resposta

Por meio de sua assessoria, Plínio Valério divulgou uma nota justificando que a fala em questão foi retirada de contexto. 

Confira na íntegra:

“Em resposta a interpretações sobre uma fala do senador Plínio Valério (PSDB-AM), a respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM), esclarecemos que o trecho foi retirado de contexto.

Ao afirmar que não entender profundamente sobre o tema, o senador destacou a importância de contar com uma assessora técnica especializada, que o auxilia no acompanhamento das questões tributárias e econômicas da ZFM.

O compromisso do senador Plínio Valério com a defesa da Zona Franca de Manaus é comprovado por sua atuação como senador.

Desde o início de seu mandato, ele tem utilizado sua voz no Senado para reforçar a importância do modelo econômico e combater medidas que comprometam sua competitividade. Foi relator da Lei de Informática, garantindo investimentos para o setor, e atuou contra iniciativas que poderiam reduzir os incentivos fiscais da ZFM, como o decreto que zerou o IPI na região.

Nenhum comentário