Pirarucu é encontrado morto com boné preso ao corpo em lago
![]() |
Foto: Divulgação/Semma |
No vídeo, o animal aparece morto no chão, com um objeto enrolado no corpo. Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porangatu (Semma) confirmou que se tratava de um boné. "[O animal] pode ter tentado se alimentar do material ou se enroscado de forma acidental, vindo a óbito por asfixia ou estresse", explica.
Símbolo da região amazônica, o pirarucu é um dos maiores peixes de água doce no mundo e está sob ameaça de extinção desde 1996. Em razão do risco, uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também restringe a captura da espécie ao tamanho mínimo de 150 centímetros.
![]() |
Foto: Divulgação/Semma |
A pasta ainda garantiu que realiza monitoramentos periódicos, além de ações educativas, limpeza e fiscalização na Lagoa Grande, visando preservar a fauna, a flora e a qualidade ambiental do espaço. "Entretanto, o descarte inadequado de resíduos sólidos por parte da população ainda representa um grave desafio", alerta.
"Nenhuma gestão pública, por mais atuante e técnica que seja, consegue impedir individualmente cada atitude incorreta praticada pela sociedade", completou a secretaria, em referência ao boné encontrado nas guelras do animal.
"Seguiremos atuando com transparência, compromisso e responsabilidade, mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte. O futuro do nosso patrimônio natural depende da união entre o poder público e a sociedade", finaliza nota.
*Com informações do site Terra
Nenhum comentário