Waina: conheça o coletivo da UEA organizado por mulheres que fortalecem a autonomia feminina e combatem o assédio
![]() |
Foto: divulgação |
“Waina” é uma palavra na língua Kokama, que significa “Mulher”. O nome é utilizado para representar um coletivo organizado por mulheres do Alto Solimões, que tem lutado contra o assédio e promovido o fortalecimento da autonomia feminina, por meio de atividades realizadas no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA).
Desde 2022, o grupo tem desenvolvido ações dentro da universidade, como o “Bate-papo das Manas”, com o intuito de proporcionar acolhimento a estudantes, debates, enfrentamento à violência de gênero e consolidar as mulheres da Tríplice Fronteira. Segundo a Prof.ª Dra. Gabriela Fernandes, do Cestb, já houve entre as atividades: filmes, conversas sobre saúde mental e campanhas de antiassédio.
“O ‘Waina’, coletivo organizado de mulheres do Alto Solimões, conta com mulheres de dentro da universidade – professoras, alunas – mas também com a comunidade. Então, temos professoras da Seduc, defensoras públicas, psicólogas, médicas que atuam junto com a gente. E estamos nos organizando para desenvolver diversas ações”, finalizou a docente.
As representantes do Waina entregaram à vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, uma carta de apresentação, sobre suas atividades do coletivo, entre outros assuntos. O encontrou aconteceu na última segunda-feira (14/4), após reunião da gestão superior no Cestb.
Nenhum comentário