Conta de luz terá redução para residências e leve alta para indústrias no Amazonas a partir do dia 26
![]() |
Foto: reprodução |
Para os consumidores residenciais, a conta de energia terá redução média de 2,47%. Já os grandes consumidores, como indústrias, que pertencem à categoria de alta tensão, enfrentarão aumento médio de 0,77%.
De acordo com a Aneel, entre os fatores que contribuíram para a redução nas tarifas residenciais estão a queda nos custos de aquisição e transporte de energia, principalmente devido à transmissão por meio do linhão, e a retirada de componentes financeiros utilizados em ciclos tarifários anteriores que já foram quitados.
Detalhamento por classe de consumo
-
Baixa tensão (residencial, comercial e rural):
-
Redução média: -2,20%
-
Efeito médio geral: -1,35%
-
-
Alta tensão (indústrias e grandes consumidores):
-
Reajuste médio: +0,77%
-
Como funcionam os reajustes
A Aneel explicou que os contratos de concessão preveem dois tipos de revisão tarifária:
-
Revisão Tarifária Periódica (RTP): Processo mais complexo, define o custo eficiente da distribuição (Parcela B), metas de qualidade e perdas de energia, além do cálculo do chamado Fator X, que busca garantir ganhos de produtividade ao consumidor.
-
Reajuste Tarifário Anual (RTA): Aplicado nos anos em que não há RTP, esse processo atualiza a Parcela B com base na inflação (IGP-M ou IPCA), descontado o Fator X.
Independentemente do tipo de revisão, os reajustes sempre incluem os custos com compra e transmissão de energia, além de encargos setoriais que financiam políticas públicas do setor elétrico.
Nenhum comentário