III Simpósio Internacional de Doenças Tropicais: Negligenciadas na Pan-Amazônia reúne mais de 200 pessoas no Cestb/UEA
![]() |
Foto: Divulgação |
O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) foi palco de um dos grandes eventos científicos para a região amazônica. O “III Simpósio Internacional de Doenças Tropicais: Negligenciadas na Pan-Amazônia” fortalece a colaboração entre Brasil, Peru e Colômbia no enfrentamento das doenças, por meio de uma programação que foi do dia 13 de maio até 16 de maio, em Tabatinga (distante 1.106 quilômetros de Manaus).
O evento também homenageou a epidemiologista Rosemary Costa Pinto, falecida em 2021, com a entrega do Prêmio Científico Dra. Rosemary Costa Pinto aos melhores trabalhos apresentados por estudantes da UEA. Segundo a organizadora do evento, Prof.ª Ma. Marcella Pereira da Cunha Campos, o simpósio reforçou a importância da integração entre países e instituições para enfrentar os desafios sanitários da Pan-Amazônia.
Como foi a programação?
Durante o simpósio, houve conferências com palestrantes de instituições nacionais e internacionais. Além disso, também aconteceram mesas-redondas e apresentação de trabalhos que reuniram especialistas, profissionais da saúde, acadêmicos da UEA e de outras universidades e interessados, onde foram abordados temas como vigilância epidemiológica, diagnóstico laboratorial e políticas públicas de saúde. Destacou-se a palestra da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Tatyana Amorim, que enfatizou a importância da cooperação internacional para eliminar até 30 doenças até 2030. Também houve apresentações sobre o controle da tuberculose, malária, arboviroses e leishmaniose, com participação de especialistas do Brasil e do Peru.
Nenhum comentário